Lula anda se achando um Deus. Apoiado nos altíssimos índices de popularidade, o presidente assumiu ares de divindade. Só falta dizer que “nunca na história desse país houve um presidente como eu”.
O programa do PT na TV, dias atrás, foi exemplar. Enquanto os apresentadores exibiam um partido que nos parecia coisa do passado, reminiscências de uma época que já não existe, de um entusiasmo que ficou sob os escombros da decepção, ainda era possível ver o programa com um misto de tristeza e de dó. Mas quando o presidente apareceu, o programa mudou. Estávamos diante de uma pessoa que falava de modo prepotente, que iria “fazer portos, aeroportos, hidroeléticas, hidrovias, etc.”, custasse o que custasse. A expressão facial traduzia de forma cristalina o que ia por dentro de sua alma. Parecia aquele general que falava com espírito semelhante, do tipo “prendo e arrebento”.
As conquistas reais que têm modificado para melhor a vida da população mais pobre pode-se listar poquissimas . Entretanto, em algumas comunidades onde projetos federais de transposição de rios, construção de hidreelétricas o risco real é serem expulsos de suas áreas para dar lugar à projetos megalomaníacos, inclusive para a cana irrigada, da mesma forma como aconteceu no regime militar. É nesses projetos, nessa concepção de desenvolvimento, que Lula diz levar à frente custe o que custar, que seu governo adquire a cara do regime militar, inclusive seu espírito assustador e autoritário.
Essa marca da destruição das comunidades tradicionais e da privatização dos bens naturais – florestas, água da transposição, etc. - ainda vai ser melhor analisada quando sairmos do governo Lula. Talvez aí Lula descubra, ainda que tardiamente, a exemplo de Maradona, que Deus é um só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News