Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Pesquisa descobre que desenvolvimento sustentável no Acre não combina com justiça social

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira na sede do IBGE em Rio Branco. O Estado tem a maior taxa de fecundidade do Brasil, apesar de ser um dos menos populosos do país. Mesmo assim cada mulher, na área urbana, tem em média 3 filhos, na área rural são 6. Isso é um dos fatores que faz o Acre tem o maior índice de crescimento população: 3,29%.

O IBGE constatou que entre os estados da região Norte o Acre tem a maior taxa de mortalidade infantil. A cada mil crianças, 32% morrem antes do primeiro ano. O estado só perde para a região Nordeste. Por aqui também se adoece mais. Em 2005, data da coleta dos dados, a cada 100 mil moradores, existiam 997 internações. Diante da dura realidade fica a certeza de que o estado do Acre precisa de um rápido investimento na saúde, pois já ultrapassou os números negativos do Piauí, um dos estados brasileiros mais pobres.

O principal motivo para tantas internações é a falta saneamento básico. O técnico do IBGE, José Guilherme, que veio apresentar a pesquisa, apontou que o Estado tem sérias deficiências na rede de esgoto e desigualdades sociais.

Como os dados eram sobre o desenvolvimento sustentável, foram apresentados os gráficos dos crimes ambientais mais freqüentes.

Nas grandes cidades, o problema é com gás carbônico jogado pelos veículos.

Aumentou o uso de fertilizantes e agrotóxicos no Brasil, são mais áreas com contaminação no solo que atinge diretamente o lençol freático.

Os números das queimadas e incêndios florestais subiram no ano passado assim como o desflorestamento. Mostrando que a política adotada pela então Ministra Marina Silva falhou, e talvez seja uma das causas de seu pedido de demissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News