Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Sargento gay deixa o Exército

Fernando Alcântara foi liberado nesta sexta-feira (27) pela manhã.
Seu companheiro, Laci Araújo, vai ser interrogado ainda hoje.

Do G1, em Brasília
O 2º sargento Fernando de Alcântara Figueiredo, envolvido no primeiro caso assumido de um casal gay na história das Forças Armadas, foi liberado do Exército nesta sexta-feira (27). Ele havia pedido baixa na quarta-feira (25) ao Comando Militar do Planalto.

Segundo a assessoria do Comando, o sargento passou pela inspeção de saúde, procedimento para sua liberação. Figueiredo teve que cumprir o período de quatro dias de detenção determinado pelo Exército por questão disciplinar.

Preso pela segunda vez na segunda-feira (23), o sargento Fernando de Alcântara Figueiredo considerou a decisão “arbitrária” e “contraditória”.

O sargento, que já tinha cumprido pena de oito dias de prisão no quartel do Batalhão da Guarda Presidência, em Brasília, foi liberado no sábado (21) e detido novamente na segunda-feira. De acordo com ele, a nova pena, de quatro dias, é devida a uma das três acusações a que responde.

O companheiro de Figueiredo, o também 2º sargento Laci Araújo, está preso desde o dia 4 de junho.

Companheiro preso
O sargento Laci Araújo, preso sob a acusação de deserção, crime militar cuja pena é de seis meses a dois anos de detenção, vai ser interrogado na tarde desta sexta-feira em audiência conduzida pela juíza Zilah Maria Callado Fadul Petersen, na sala de audiências da auditoria militar, no prédio do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília.

Será a primeira vez que Laci, que assumiu recentemente ter um relacionamento homossexual com o sargento Fernando Alcântara, vai falar à Justiça Militar sobre o caso.

Além da juíza, participarão da audiência o Conselho Permanente de Justiça Militar (composto por quatro militares de patente superior à do sargento), o procurador da Justiça Militar Giovanni Rattacaso e os advogados Marcio Gesteira, Beatriz Vargas Ramos e Fernando Goulart, que defendem o sargento. Todos poderão fazer perguntas.

Nesta audiência, a juíza poderá decidir se aceita o pedido de liberdade provisória em favor de Laci. Segundo a assessoria do STM, a Justiça Militar não deverá decidir, já nesta sexta, se ele deve ser condenado pelo crime de deserção. Isto porque, além de ouvir testemunhas, podem ser pedidos laudos ou exames médicos para complementar as informações sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News