Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

De Xapuri para todo o Brasil

Uma Arte Diferente para Diferentes Artes

O Grupo Xapuriense Arte na Ruina, ganhará as telas das teves brasileiras pela Tv Cultura no Programa Revelandoos Brasis. Fruto do trabalho árduo de jovens que rebeldes oque tange em aceitar as limitações de extermnar suas expressões artísticas promovem a intervenção das ruinas da antiga Delegacia de Xapuri. Ruinas estas que após seis anos ao relento, revelam a desconstrução causada pela erosão que denuncia o caos político, a sujeira, os destroços e os rabiscos históricos de quem ali fora encarcerado.

Porém das adversidades veio a idéia de utilizar o espaço para abrigar suas criações,.do sombrio, veio aluz,do obsoleto veio o sulrreal, das histórias dos transgressores surgiu o encontro entre os Jovens e “Arte na Ruína” através do teatro, dança música, artes plásticas, poesia e outras expressões, o grupo conseguiu reviver o que parecia distante; A mobilização da sociedade. Com um cenário alternativo e um novo tipo de critica social, esses jovens estão possibilitando uma nova realidade sociocultural que ate então nunca se vira ou ouvira.

E a experiencia deu certo....coordenados pelo Artista Plástico Wagner San e pelo acadêmico de Teatro Clenis Alves que tem uma larga experiência com jovens em artes cênicas, umgrupo de Adolescentes e Crianças conseguiu o reconhecimento da sociedade xapuriense,acreana e até do Ministério da Cultura que entre outras quarenta histórias do Brasil, acabou sendo escolhida para ser contada através de um documentário,que muito revela sobre a ousadia dos jovens.

Tive a oportunidade de assistir algumas cenas sendo gravadas e depois em primeira mão assistir a Van Premier da edição do documentário que somente será exibido nos proximos meses pela TV cultura, e pude constatar nestes momentos o quão prontos para a vida estão os particiopantes do grupo, principalmente no que diz respeito a valores.

Na próxima semana Wagner San estará viajando para o Rio de Janeiro onde deverá estar participando do lançamento oficial do documentário.

Mas oque falar da maneira moderna com que o grupo visualiza e contextualiza arte? Primeiramente é necessário entender o porque da ruina da antiga delegacia ter sido escolhida como pano de fundo para todaa trama e a contextualização do surgimento do grupo. É inegavel que alémdo fator histórico do local,onde ali já foram reclusos, Arnóbio Marques (governador), Chico Mendes entre outros personagens que configuram o imaginário popular xapuriense, a ruina da delegacia em si,na verdade a ruína de um discurso enquanto aquilo que articula uma compreensão comum,e quando essa compreensão não orienta mais ninguém, não pertence a mais ninguém e não pode mais ser transmitida, ensinada, se dá a ruína desse contexto. Não se trata da estrutura em si, mas das relações que se estabele cem entre elas, dos lugares que elas ocupam umas em relação às outras, e do lugar que as pessoas de Xapuri ocupam nessas relações. Significa na verdade um grito sufocado de socorro pelo abandono à arte, pelo desrespeito á liberdade de expressão artistica dos jovens, pelo descaso com a história desta comunidade.

Uma coisa interessante noGrupo Arte na Ruina para mim é que a proposta segue intocável: promover o encontro entre novos artistas e público de maneira despretensiosa, criando um ambiente perfeito onde a arte está debruçada nas celas,agoraespaços de arte. As travessuras artísticas reunem músicos, artistas plásticos, poetas, atores e todos aqueles que quiserem interferir e criar um ambiente de consumo de arte. Lugar de bate-papo, aberto, com a luz da lus entrando pelo teto abertoe pelas grades ainda existentes.

Mas o que realmente me impressiona é a liberdade artística expressa pelo grupo, jáque por natrureza A liberdade institui um horizonte de inestimável valor, pois, a partir dela,
podemos pensar o caminho para se conceber o ser humano como realizando o que
a sua própria natureza promete. Na medida em que essa promessa se cristaliza,
com idas e vindas, em cada uma de nossas ações, há que se pensar nas diversas
fases que são vivenciadas. Da mesma maneira que nosso corpo se harmoniza
porque suas partes são diferentes, mas conjugam seus esforços em direção àquilo
que desejamos, nossa travessia é permeada de trilhas que se alternam, e se nos
mantemos atentos ao que podemos absorver de cada uma delas, nosso espírito se
nutre para que a etapa seguinte seja mais rica que a anterior. Ora, de todos desses
instantes, aqueles em que nossa liberdade floresce de modo vivo são os que
possibilitam a melhor percepção do que é verdadeiramente salutar para o nosso
projeto de existência.

E para o grupo que já está colhendo os louros do sucesso é apenas necessário ter maturidade para enfrentar as criticas de alguém que por ventura não entender a forma sulrrealista da arte que vocês expressam, porém antes de mais nada é imprecindível entender que na sociedade em que vivemos temos o direito de ser autêntico de ser diferente. Nos mais variados aspectos sociais, econômicos raciais, artísiticos e culturais o que deve sempre ser posto em prática é a consciência, a razão. Para que possamos ter uma eqüidade social, aceitar as diferenças é algo primordial.

Há várias formas de ver o outro, contudo não devemos enxergar apenas seus defeitos, mas sim suas qualidades e o que elas podem proporcionar para todos. Tais qualidades são como a nossa impressão digital, ou seja, únicas. A palavra chave é aceitar, é saber que temos possibilidades infinitas, e então poderemos ter um lugar em que as pessoas sejam enfim compreendidas.

E com certeza vocês tem muitas qualidades... Parabéns e sucesso a todos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News