Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Temperaturas ficarão acima do normal no Acre, Rondônia e Mato Grosso nos próximos três meses

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê para os próximos três meses (outubro, novembro e dezembro) que as temperaturas deverão ficar acima da média em Mato Grosso, Rondônia e Acre. Segundo o órgão, as chuvas deverão ficar abaixo do normal durante o mês de outubro em partes dos três Estados e a umidade relativa do ar deve se elevar gradativamente ao longo desses meses.

No início do trimestre o prognóstico é de ocorrência de chuvas ligeiramente abaixo dos padrões climatológicos no oeste do Acre (região de Rio Branco e Sena Madureira) e Mato Grosso (região de Canarana e Paranatinga) e centro-leste de Rondônia (parte que vai de Ji-Paraná a Vilhena).

“As chuvas nas demais áreas ficarão em níveis normais em outubro. Nestes próximos três meses começam a ocorrer chuvas mais frequentes e intensas. Teremos mais dias de chuva”, diz o meteorologista Ranyere Nóbrega.

Segundo o Sipam, a umidade relativa do ar vai se elevar gradativamente a partir de outubro em Rondônia e Acre, e a partir de novembro em Mato Grosso.

Os dados fazem parte do Boletim Climático da Amazônia, elaborado mensalmente pelos meteorologistas dos três centro regionais do Sipam (Porto Velho, Belém e Manaus). Todos os meses, os meteorologistas realizam a reunião climática da Amazônia, quando se faz o prognóstico do clima para os próximos três meses. Na reunião, os profissionais analisam as previsões dos modelos climáticos gerados por supercomputadores e interpretam outros dados, como chuvas, radiação solar, temperaturas da superfície do mar, termoclina etc.

As informações são do Sipam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News