Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Polícia Federal faz alerta em relação às notas falsas

A Polícia Federal reuniu na manhã da sexta-feira, 20, a imprensa para fazer um alerta em relação às notas falsas que podem ser repassadas em maior número no período do carnaval. “As pessoas precisam verificar a autenticidade das cédulas principalmente nessa época do ano quando é comum aumentar a incidência de notas falsas no mercado”, destacou o perito criminal federal Francisco Pessoa.

A Polícia orienta ainda que as notas suspeitas devem ser encaminhadas à sede da Polícia Federal, já que assim como repassar cédulas falsas, o porte também é crime. As pessoas podem ainda procurar uma agência bancária ou uma representação do Banco Central do Brasil para solicitar o exame de autenticidade.“Quando se recebe uma nota falsa é preciso recolher o maior número de dados da pessoa que porta a cédula”, enfatizou o perito. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Para verificar a autenticidade das notas de R$ 10, 20, 50 e 100 alguns itens devem ser observados como o fio de segurança feito com material plástico, as fibras coloridas, a impressão em alto relevo, a presença do símbolo do Banco Central, das micro-letras e da marca d’água do lado esquerdo das cédulas. “A maioria das notas falsas apreendidas no Estado é identificada facilmente”.

Vale lembrar que, de acordo com informações do Banco Central, quando a pessoa que recebe a nota encontra sinais evidentes de que pode se tratar de uma falsificação, é um direito do cidadão se recusar a receber a cédulas.

2 comentários:

  1. É uma vergonha o que fazem com os funcionários da ulbra, estamos a 2 meses sem receber, elevadores de serviços quebrados, chefes que fazem terrismo com os funcionários. Temos que nos unir, caso contrario todos sairão perdendo, não podemos aceitar esta situações, aquilo está funcionando somente porque estamos trabalhando de graça;

    alguem do miniterio do trabalho pode nos ajudar!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho no rx da ulbra rs ,Somos cooperativados.(falsas cooperativas) Prestamos serviço p/Imagem Serviço de Radiologia Clínica Ltda; para entrar nesta cooperativa é descontado do salário uma taxa de 500 reais, parcelado..a cooperativa presta serviço para a Ulbra. Sendo cooperativada, não tenho carteira assinada, não tenho férias, não recebo 13°. Até aí, dava pra aguentar, enquanto recebia, pelo menos as horas trabalhadas. Só que agora, nem isso recebo mais. Meus colegas e eu estamos desesperados, pois estamos com o nome no SPC e SERASA; cartão de crédito bloqueado, pagamos juros sobre juros nos bancos. Não sabemos mais o que fazer!
    Quando perguntamos sobre o nosso salário( de novembro ), nos dizem que a ulbra não pagou a imagem ainda. Acontece que, os funcionários da Imagem, que têm carteira assinada, estão com os salários em dia, inclusive o 13°; como pode uma coisa dessas??????
    será que direitos humanos é para marginais?!
    Para nós profissionais, é um péssimo negócio. Mas, para políticos e controladores dessas cooperativas, a contratação de mão-de-obra de forma irregular é um grande negócio que não pára de crescer e enriquecê-los.
    POR FAVOR, ALGUÉM NOS AJUDE. FAÇA ALGUMA COISA POR NÓS

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News