Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sugestão de Leitura

Saramago-A Viagem do Elefante , seu livro mais recente. "Ler´José Saramago, é atrair para nós o imponderável e para nossa cultura, um acervo, sedutor!"

Acredito que já devem ter ouvido falar das obras de Saramago, Nobel de Literatura, autor típico daquelas pessoas que como eu viajam filosoficamente em um bom livro, porém difícil de ler.

Pessoalmente, há alguns autores que eu adoro ler , mas confesso que me cansam , um pouco. Guimarães Rosa, Gregório de Mattos , Euclides da Cunha, o livro FILOSÓFICO de Sartre , O SER eo o NADA. São prolixos, herméticos e a leitura não flui como eu gostaria que fluíssem...

Comprei o livro "A Viagem do Elefante" , o último de José Saramago. . Li com muito entusiasmo, prazer e proveito. Confesso que esse livro flui, desde o início. É um livro, essencialmente de ficçao. Só é verdade, alguns 10% ou menos, mas, fiquei completamente encantado com a lógica alegórica/literária pela qual passeiam os personagens , principalmente o Elefante - Salomão é o nome dele.

O elefante e o outro personagem chamado Subhro , um indiano são os dois privilegiados , nesta saga de Saramago. A missão dos dois é bastante amarga, pois ficam a nadar no meio de um viés ateísta . O narrador é bárbaro, de maneira que você navega com deleite, pelo texto que o Saramago dá o nome de conto e não romance.

Li que quando perguntado o motivo dele falar que o livro é um conto, ele declara que, na obra, faltam todas as características de um romance. Para mim, é um romance, porque se, Saramago, nem definiu o conto e nem o romance, não vai ser eu , um mero mortal, querer dizer algo ao contrário.

A narrativa é gostosa e não conta com as saliências que em tempos idos, faziam o leitor "suar" ou então parar de ler, já nas primeiras páginas. Aliás, já existe uma "máxima" filosófica que diz : ´Se até á página 50 ou menos , ou mais , conforme o tamanho do livro , você não gostou , não se entusiasmou, largue o livro de lado”

Para terminar: há 2 coisinhas que eu não gostei. Uma delas até posso contar, mas a que eu detestei, não conto. Afinal você deve ler o livro, não é?

Para quem aceitar a dica... Boa leitura , divirta-se da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News