Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Portal de Xapuri volta a sofrer ameaças de implosão

Obra construída pelo ex-prefeito Wanderlei poderá ser derrubada pela administração petista. Impasse gera polêmica entre católicos extremistas e equipe de governo.

Os moradores do município de Xapuri estão revoltados com o descaso da atual administração com a obra do Portal de Entrada da cidade que há cinco meses encontra-se em ruínas, depois que uma carreta bateu em suas estruturas. Interditada por medidas de segurança pela secretária de obras do município, nenhuma ação foi feita para recuperar as estruturas do cartão postal da cidade.

Há denuncias de que o atual prefeito, Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos, o Bira (PT), vai implodir a obra que foi inaugurada pelo ex-prefeito Wanderlei, e que homenageou a Ilustre Família Figueiredo em nome de Augusto Castelo Branco de Figueiredo e à Igreja Católica, com a colocação no Portal das imagens de São Sebastião, padroeiro da cidade.

Segundo o reporterr Jairo, que entrou em contato com a admnistração, por telefone, o secretário de obras, Renato Souza, não descartou a possibilidade, mas disse que aguarda um laudo técnico que será expedido pelo CREA/AC.

"Se o laudo recomendar que o Portal seja destruído, a prefeitura vai fazer e reconstruí-lo em outro local já que um laudo do Detran/Ac, já havia condenado a localização do portal, próximo de uma curva", esclareceu.

O que parece ser uma decisão simples, apenas de engenharia, está mexendo com o sentimento de famílias tradicionais da cidade. Grupos extremistas católicos [que pediram para não se identificar] não concordam com a mudança de local da obra que fixou no alto do pórtico as imagens de São Sebastião [Padroeiro do município] e de São Cristóvão [protetor dos motoristas]. Para eles, o Portal tornou-se um símbolo de respeito e de bênçãos aos que visitam Xapuri.

"O local foi benzido e protege os motoristas que passam pelo Portal", disse o devoto.

Essa não é a primeira vez que a obra sofre ameaças. Em fase de construção, ela chegou a receber uma notificação de demolição por parte do Governo Estadual. Procurado pelo ac24horas, fomos informado que o prefeito Bira encontra-se em Brasília. O assunto toma de conta das esquinas e das repartições públicas de Xapuri.

Jairo Carioca - Da redação de ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News