Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O Ex-deputado Acreano "Chicão Brígido" ganha capitulo em livro de importante jornalista

O ex-deputado federal Chicão Brigido ganhou um capítulo inteiro no livro do jornalista Lucio Vaz, intitulado "A Ética da Malandragem no submundo do Congresso Nacional". O livro denuncia o denuncia o submundo das irregularidades do parlamento brasileiro.

Como a memória do povo costumeiramente prega algumas peças, e para aqueles que não se lembra de quem estamos falando vou rememorá-los: Chicão Brígido é o típico acreano, com cara de humilde e de pouca fala, comerciante e contador sempre esteve próximo as camadas mais simples da sociedade Rio Branquense, inicia-se sua vida política na década de 90 e já em 92 é eleito à vereador de Rio Branco com uma votação espetacular, oque ganha respaldo para nas próximas eleições torna-se vice-prefeito de Rio Branco e conseguir a faceta de ser eleito e muito bem eleito a Deputado Federal no pleito seguinte, onde na época começou a turbulência em sua vida política...

Acusado na época de receber dinheiro para votar na PEC que permitiu que Fernando Henrique Cardoso se reelegesse, ganhou o noticiário nacional como o Deputado que alugou o mandato, foi encaminhado ao Cosnelho de Ética da Câmara Federal, onde já sabemos oque sempre acontece... a Comissão de Constituição e Justiça o absolveu em processo disciplinar.

Em 2202 volta ao cenário Político Acreano disputando uma Vaga de Deputadop Estadual, ficando com a suplência de Ronivon Santiago, porém por ironia do destino o mandato de Ronivon Santiago foi cassado em julho de 2004 pelo TRE, por crime eleitoral e compra de votos. No entanto, o processo se arrastou por recursos de Ronivon Santiago no Supremo Tribunal Federal(STF). Chicão Brígido só conseguiu tomar posse depois de ter entrado com mandado de segurança no STF, que lhe concedeu liminar favorável e depois de ter protagonizado uma cena que novamente correu o cenário jornalistico nacional, que foi o de se acorrentar a uma cadeira do plenário da Câmara, prometendo esperar ali o cumprimento de liminar do STF.

Tomando posse afirmou que defenderia o Parlamento e a democracia atuando nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Direitos Humanos e Minorias. Ficou meio esquecido da mídia até se desfiliar de seu fiel partido o PMDB. Atualmente Chicão voltou a ser Vereador em Rio Branco...

UFAAAA....

Veja o capitulo dedicado a Chicão Brígido
http://books.google.com.br/books?id=D3XpAfE0k2AC&lpg=PA64&dq=jorge%20viana&lr=&pg=PA55#v=onepage&q=jorge%20viana&f=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News