Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Binho inspeciona obras da Central de Atendimento ao Cidadão de Xapuri

OCA está sendo implantada em prédio que serviu a uma das mais famosas casas aviadoras da região, compondo o centro histórico da cidade

Agência de Noticias do Acre

O governador Binho Marques visitou nesta quarta-feira, 13, as obras de implantação da Organização Central de Atendimento ao Cidadão (OCA) de Xapuri. A unidade integra serviços de Estado no âmbito federal, estadual e municipal e atende o cidadão com vários serviços a partir de um único guichê e um só funcionário: emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidões de nascimento, casamento e óbito e outros. Xapuri é o segundo município a receber a unidade, que está sendo implantada no prédio que pertenceu à Casa de Aviação A Limitada, construída na década de 1920, no auge da economia da borracha, na antiga Rua do Comércio, hoje 17 de Novembro.

O prédio de arquitetura com tendência para art décor integra o Centro Histórico de Xapuri e está sendo restaurado para abrigar a OCA. A obra custa R$ 1.098.743,83 na construção de 648,84 metros quadrados. Os recursos são do Tesouro Estadual e o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas. A obra emprega 45 trabalhadores, sendo que boa parte foi recrutada em Xapuri. "Trata-se de um investimento de extrema importância para Xapuri. Agradecemos o apoio que o governador Binho Marques vem dando para nosso município, trazendo mais qualidade de vida e inclusão social", declarou o prefeito Bira Vasconcelos.


Em centros convencionais, o cidadão tem de percorrer vários guichês se precisar de mais de um serviço ou produto. Mas os benefícios da OAC de Xapuri vão além: "Teremos um Centro de Inclusão Digital com dez computadores", informou Sídia Gomes, coordenadora estadual do programa. A OCA será o núcleo do Floresta Digital, que irá cobrir toda a cidade de Xapuri com uma nuvem de internet gratuita. O sinal será captado a partir da segunda quinzena de março, data prevista para a OCA entrar em operação. A madeira usada para forro e aplicações laterais - cerca de 5,5 metros cúbicos - foi beneficiada no Complexo Industrial de Xapuri, onde se fabricam pisos e decks. Para o forro está sendo usado o cedro e para o piso, jatobá. "O desenho interno é original", explicou Eduardo Vieira, secretário de Estado de Obras Públicas.

A OCA de Xapuri terá condições de atender a demanda de 500 pessoas ao dia e integra a Organização das Centrais de Atendimento ao Cidadão de Rio Branco, cuja sede, de 10 mil metros quadrados, está sendo construída na confluência da rua Quintino Bocaiuva com a Avenida Brasil, no Centro da capital acreana. A Secretaria de Gestão Administrativa, mantenedora do serviço em parceria com várias instituições, prevê para breve o início do funcionamento da unidade definitiva, cujas obras estão orçadas em cerca de R$ 15 milhões. Em Xapuri, foram selecionados 45 funcionários para atender o cidadão. Eles estão sendo treinados e preparados para o serviço.

A Limitada era uma das duas mais movimentadas casas aviadoras de Xapuri e responsável pelo abastecimento de boa parte dos seringais da região. Alguns balcões foram encontrados pelos trabalhadores que fazem a reforma e dezenas de garrafas de perfumes e bebidas importados de outros Estados e países no período áureo da borracha estão sendo coletados nas escavações. Até agora, 123 garrafas grandes de cor escura (600 ml) e 126 pequenas de cor escura (300 ml) já estão catalogadas pela historiadora Caticilene Rodrigues. O trabalho de restauração também localizou peças de embarcações, que serão restauradas e expostas para conhecimento público.

Fotos: Sérgio Vale/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News