Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Vergonha na Delegacia de Xapuri

Dois colonos que resolveram visitar a cidade de Xapuri no dia do seu padroeiro, São Sebastião, terão cerca 24 horas para contar pelo resto das suas vidas. Segundo a denuncia que ocorreu no Sindicato dos Colonos da cidade de Epitaciolândia nesta sexta-feira, dia 29. Segundo eles, tudo aconteceu quando José Alves da Fonseca (40), resolveu urinar em um poste por voltas das 23h00 em uma rua quase deserta, mas, para seu azar, estaria em frente à delegacia da cidade.

Dois policiais civis que viram a cena, resolveram deter José por acharem que estaria praticando atentado ao pudor em via pública. Segundo contou, não reagiu a voz de prisão, seu cunhado, Adão Rodrigues de Souza (42), que estaria um pouco mais distante resolver intervir em favor de seu amigo.

Os dois foram levados para a delegacia e postos em cela separada. Pelo o que contam, Adão reagiu e foi espancado pelos policiais lavando a pior. Momentos depois, foi levado para o hospital da cidade para receber atendimento médico.

Segundo o foi dito, Adão teve várias escoriações pelo corpo além de uma luxação no pescoço. José reclamou ainda de ter ficado toda a noite até a tarde do dia seguinte sem receber qualquer alimentação. Quando foi liberado, foi atrás do cunhado no hospital.

Para Adão poder sair do Hospital, teve que assinar um termo de responsabilidade exigido pelo médico plantonista e o laudo dizia ter apenas contusões pelo corpo e uma distensão muscular no braço.

Depois de dias, Adão ainda reclamava de dores no braço, seu cunhado o levou até o hospital de Brasiléia onde foi tirado um novo raio-x. Foi constatado que havia uma fratura no cotovelo esquerdo, proveniente do espancamento segundo a vítima.

Com o laudo médico em mãos, os dois iriam procurar o Ministério Público da cidade de Brasiléia e denunciar os policiais. José e Adão querem processar os agentes e o Estado.

Veja a reportagem com o jornalista Almir Andrade.
Grifo meu: Não é de hoje que venho neste espaço denunciando situações problemáticas que envolvem policias de xapuri, especificamente policiais civis e dentro da delegacia geral de policia, portanto apesar de ser vergonhoso, não é novidade nenhuma esse fato, já que muitos outros ocorreram e continuam ocorrendo naquele distrito, sendo que quaisquer preso que incite a falar é logo intimidado pela “força da Lei” ou pela Lei da força a calar-se e não adiantam autoridades e população xapuriense dizer que não sabem ou não sabiam, porque ai já é conivência..

Ressalto ainda que não quero ser pessimista, mas se algo não for feito de imediato o único investimento necessário será de uma ambulância exclusiva para vítimas xapurienses da Delegacia ou para prevenir alguns sacos cadavéricos.

Vale dizer que é vergonhoso e decadente um estado de direito que sequer consegue arcar com suas responsabilidades às pessoas por ele tuteladas como é o caso dos presos..

Um comentário:

  1. até quando isso vai acontecer?
    na minha opinião, policiais são pra proteger, e ñ ferir cidadãos, isso é abuso de poder, esses policiais acham q são deus, só por tem um deitintivo e uma arma?
    e onde estão os direitos humanos?
    espero q em lugar tão "pequeno" como xapurí aja uma adiministração civil mas plena.
    eu ñ sou policial nem trabalho nessa área, mas, como profissional q eu sou, na área em q atuo como em qualquer outra área a HUMILDADE é primordial.
    Não me leve a mal, nada pessoal...
    abraços aos xapuriensses!!!!

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News