Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 23 de março de 2010

Capoeira Comunitária

Há algum tempo que venho presenciando o belíssimo trabalho educacional da Policia Militar com a juventude Xapuriense, desde a instalação do Proerd nas escolas de ensino fundamental, com o intuito de uma educação ante-drogas, até à ações de educação social com grupos de jovens religiosos, o que merece ser creditado ao Capitão Denílson grande empenho nessas ações, que para quem o conhece é sabedor de seu interesse no trabalho preventivo à ação peculiar do policiamento.

O trabalho com maior visibilidade nesse conceito de Policia da Família, é o Projeto Capoeira Comunitária que é coordenado pelo PM Serismar Vasco, e tem como patrocinadores e colaboradores a Fundação Elias Mansour, Prefeitura Municipal de Xapuri e empresas locais como o Comercial Duarte e o grupo de Capoeira Senzala. Destaca-se nesse projeto o grande alcance social para as crianças envolvidas, já que na sua grande maioria são de áreas de eminente risco social o que vem de forma indubitável consagrar a importância da realização do mesmo.
Nas apresentações em que fui convidado a estar presente pude presenciar o carinho com que as crianças são tratadas por todos os orientadores daquele grupo e em especial ao PM Serismar, que realmente vestiu a camisa do projeto e não somente ele como sua esposa sempre presente nas apresentações a Profª Leila Vasconcelos e o filhote Gabriel. É bom perceber do Coordenador que além de sua atribuição na como Representante da PM na coordenação do grupo o mesmo ama o que faz, o que torna uma combinação perfeita para o sucesso do trabalho.

Para os mais desavisados, esse pode ser somente mais um trabalho social ou simplesmente mais uma “roda de capoeira”, porém é válido ressaltar de que cientificamente está provado de que quando uma criança, desde cedo começa a praticar algum tipo de esporte, esta tende a desenvolver um comportamento menos agressivo e a desenvolver comportamentos socialmente mais saudáveis, fora que sendo capoeira com a metodologia e o forte apelo cultural, a transmissão de cultura, de respeito, alto controle, saúde física, amizade é suporte fundamental para os participantes...

Fica aqui o meu singelo abraço e meus parabéns a todo o Grupo Capoeira Comunitária, em especial ao amigo Serismar e ao Capitão Denílson, e a todos os colaboradores e que sejam sempre sabedores de que realmente é com pequenas ações como essa que construiremos verdadeiros cidadãos aptos a serem agentes transformadores da nossa Sociedade.

 

Um comentário:

  1. excelente trabalho,
    mas sem uma censura na televisao, desenvolvida por psicologos, um trabalho nas escolas de resgate aos principios morais, este trabalho é enfraquecido.

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News