Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Burrinha Faísca

Quem nasceu em Xapuri, viveu ou pelo menos se interessa pela história deste rincão amazônico, não me deixa passar por mentiroso quando digo que aqui é terra de boas historias e de contos pra lá de engraçados. Aproveitando o friozinho da noite de ontem e das boas companhias de amigo que há muito tempo não via, fomos relembrar das figuras emblemáticas que povoam o imaginário popular dos xapurienses, e eis que surgiram lembranças de saudosas figuras carismáticas e pra lá de autênticas, ou quem é que não se lembra do Dico, do Cachorro Doido, Panelada, Custódia, Velha Chichica entre tantos outros que já se foram e que por na sua época terem vivido de forma intensa na “marvada” da cachaça deixaram de ser vistos como cidadãos com histórias bonitas e muitas vezes hilárias.

Xapuri aliás sempre foi palco, não só de personagens estranhos, como de nomes de estabelecimentos festivos muito cômicos, como era o caso do Antigo Piriquitão, Pau no Meio, O pega, Espoca Chato, Pé na Cova, Pinguelo, etc... Lugares estes que se consagraram como as melhores festas xapurienses, onde não somente o povão freqüentava como também uma pequeníssima sociedade esnobe que sempre coexistiu por essas bandas.

Como os integrantes da roda de conversa assim como eu gosta de fatos históricos, alguém dando gargalhadas perguntou sim mas esquecemos da maior figura dos causos da juventude... a adorável Faísca... nos entreolhamos e comecei a dar gargalhadas estupendas por recordar das histórias já ouvidas sobre a dita personagem não oficial da história de Xapuri e para os que nunca ouviram e com certeza jamais terão acesso em quaisquer publicação que seja de quem foi a Faísca vou localizá-los na história e com a personagem em questão.
Segundo relatos a Sanacre somente fora implantada em Xapuri no inicio da Década de 70, antes a esta data o fornecimento de água era realizado ou por poços domésticos ou por fontes comunitárias como é o caso da Fonte do Bosque, localizada na entrada do Bairro da Braga Sobrinho, hoje tombada pelo Patrimônio Municipal. Acontece que muitos Xapurienses, compravam água que na época era comercializada pelo Sr. Ferraz (Avô do meu amigo Ronaldo Ferraz), que usava uma burrica chamada de faísca para o transporte da água, segundo testemunhas, eram colocadas latas tipo 18 litros em uma gangalha (tipo de arreio) e desta forma o fornecimento de água potável estava garantido.
Um grande mistério ocorria todas as noites com a Faísca, eis que ela simplesmente desaparecia e seu proprietário sempre tinha um tremenda dor de cabeça para localizá-la no dia seguinte para iniciar sua labuta. Sendo que o mistério do sumiço da faísca somente veio a ser devidamente explicado anos depois quando alguém sem querer soltou a frase que “a esposa perfeita seria a Faísca”, eis que a descoberta alguns jovens se “aliviavam” na nossa personagem...

É claro que não posso contar em detalhes algumas histórias de cintos esquecidos no pescoço da Faísca, de gente que pagava milho que são de matar as histórias, porém um colega fez a seguinte e brilhante conclusão..” naquela época só tinha três lugares para divertimento em Xapuri, o Bilhar que era somente para quem tinha muito dinheiro e muitos ternos, porque até para tomar um refrigerante... refrigerante não, uma gasosa... precisava usar gravata para adentrar no recinto, o segundo lugar era o Clube de Dança O Pega, onde hoje é o mercadinho do povo, só que lá também o ingresso era muito caro e jovem não entrava, era somente para adultos, autoridades, doutores e gente da grana e em ultimo o Pau no Meio (bordel), que se um jovem fosse visto lá era um Deus nos acuda na família, então a única opção para uma cidade escassa de diversão e de mulheres era a “diversão alternativa” compreendo eu, a Faísca.

É claro que nessas histórias tem muita coisa além do que aconteceu, ou seja quem conta um conto aumenta um ponto já diz o bordão, mas que meu Xapuri tem histórias de arrepiar cabelo ah isso tem, e eu não posso negar.

É por isso que cada dia que vivo aqui, mais me apaixono por esse lugar...

2 comentários:

  1. Meu amigo Joscires faltou você lembrar do "Já Gozei" que era o apelido daquele bar na entrada do Bairro Laranjal chamado MANDALA.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Jocires,descupe está me entrometendo nas suas historias,mas não poderia de aqui deixar meus parabéns por vc relembrar das inumeras historia que vc conta da minha e nossa Xapuri tão querida por todos nos..muitas vezes au ler essas suas historis ,venho aqui a me lembrar e ate me emocionar pelas grandes aventuras que nossas xapuri ja teve durante esses anos todos de sua fundação,,vc ta de parabéns por esta levando esse mundo de conto tão importante .que e a historia da minha xapuri que poucos conherce das figuras ,que ja aqui se foram e nao fazem mais as esquinas de ruas um verdadeiro cenario de um teatro tao engraçado que nossa xapuri tinha.valeu e continue assim fazendo as pessoas viajarem no tempo e se debruxarm de recordações tam maravilhosas...fico ate emocionado e ate chego a chorar quando leio suas lembranças esplenderosa....

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News