Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Líder dos seringueiros do Acre diz que Marina os abandonou

Em sua última visita ao Acre, Marina não visitou os seringueiros
Dercy Teles - Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores
Rurais de Xapuri 
Foto: Altino Machado/Terra Magazine
Por: Filipo Cecilio
Um dos pilares de sua trajetória política, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (AC) reclama da ausência da candidata do PV à presidência da República Marina Silva. Na figura de sua presidente, Dercy Teles de Carvalho, os seringueiros dizem que Marina os abandonou. No começo do mês de setembro, a senadora esteve no Acre em compromissos de campanha, mas passou longe da terra de seu antigo companheiro Chico Mendes.

"Nossa relação com ela está a essa distância. Ela não nos visitou e nem fomos convidados para essa visita que ela fez ao Acre. Não tem outro adjetivo para isso que não seja abandono", diz Dercy. A presidente não sabe precisar há quanto tempo Marina não vai a Xapuri, mas diz que já faz "bastante tempo que eu não ouço falar. Depois que mudou de partido ela não andou por aqui. Apesar de Xapuri ser o município do Acre que promoveu ao PT, a ela e a todos que tiveram ascensão na política naquela época".

A ex-ministra do Meio Ambiente esteve ao lado do líder seringueiro Chico Mendes de 1976 até sua morte, em 1988. Se conheceram durante um curso de liderança rural, e, por influência do novo companheiro, Marina se filiou a partidos políticos e participou da fundação da CUT (Central única dos Trabalhadores) no Estado. Mas a vivência de Marina no seringal vem de antes disso, quando ela trabalhava junto ao pai na extração de látex para ajudar na renda familiar.

Dercy milita no sindicato desde seus primeiros instantes, e diz que, se vivo hoje, Mendes não aprovaria a atitude de Marina. "A avaliação que eu faço é que, e ele estivesse aqui, certamente não estaria no PV, e se estivesse, estaria questionando a postura do partido". A presidente entende que as opções políticas da candidata vão contra os ideais defendidos pelo líder sindical durante sua vida, apesar da bandeira da preservação ambiental seguir hasteada no discurso de Marina e seu partido.

"Do meu ponto de vista, a candidatura dela, essa ligação com grandes empresários, vai contra os valores do sindicato. A relação de exploração contra a qual ela lutava segue a mesma, mas agora ela está do lado de lá. Nós temos 12 anos de governo da Frente Popular no Acre - da qual ela faz parte - e a vida dos trabalhadores rurais fica a cada dia mais difícil. Não temos alternativas de trabalho, falo com muita convicção que está se abrindo um precedente para que a classe trabalhadora rural do Acre seja extinta".

Dercy diz que se pudesse conversar com Marina pediria que ela interviesse, como senadora ou mesmo presidente, para que a classe que representa fosse mais valorizada. "Somos carentes de tudo. Outro dia uma criança morreu por virose dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. É o extremo do absurdo, não existe um serviço de saúde para os trabalhadores rurais. Inclusive em Xapuri a situação está difícil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News