Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pobreza aumenta com o PT: 51% dos acrianos sobrevivem com menos de um salário mínimo

Fonte: www.ac24horas.com.br
O Acre detém a maior proporção de pobres da região norte. Os dados são da última pesquisa por amostra de domicílio do IBGE. De acordo com os dados, 51% da população acriana sobrevive com menos de um salário mínimo por mês.

Os números são assustadores e revelam o estado de pobreza e as precárias condições de sobrevivência a que está submetida a maior parte da população acriana.
Os números do IBGE apontam que com o Partido dos Trabalhadores no poder a proporção de pobres - ou seja, daqueles que sobrevivem com renda per capita inferior a meio salário mínimo - aumentou significativamente no estado. Em 1998, ano da chegada do PT ao poder, apenas 36,20% da população encontrava-se nessa condição. Nos anos seguintes a proporção de pobres só aumentou, atingindo o máximo em 2004 (58,08%), estabilizando-se em 51,31%. O estado supera, ainda, a média nacional (33,12%) e a média regional (46,08%).
Por outro lado, a transferência de recursos da União destinados ao governo estadual aumentaram exponencialmente nos últimos anos. Os repasses saltaram de R$ 855 milhões em 2004, para R$ 1,6 bilhões no ano passado. Para complicar mais ainda a situação, nota-se que o Acre não vem acompanhando a tendência de queda verificada em nível nacional e também em nível regional. Em 1998, em nível nacional, 40% dos brasileiros sobreviviam com menos de um salário mínimo. Os números atuais, revelando queda, apontam 33,12%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News