Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Definitivamente não entendo!!!

Foi-se o tempo em que ser religioso era ler sua bíblia em casa, ir ao culto/missa dominical e realizar suas orações. Nessa última semana como estava em repouso médico e com uma insônia característica, passei boa parte das madrugadas brincado com o controle remoto e conferindo as pérolas da madrugada no que refere-se aos homens “santos evangelizadores” assim como eles se auto-referem, como pessoas escolhidas por Deus para levar a palavra de Salvação aos madrugadeiros. Quanta hipocrisia no geral... (Silas Malafaia, RR Soares, Valdemiro Santiago, Pastores da Universal do Reino de Deus, Padres da Rede Vida e companhia).

Chegou a dar asco a forma grotesca como os atuais líderes religiosos tratam o cristianismo e ludibriam as pessoas com uma única e exclusiva intenção... Dinheiro para as suas Fundações... Chega a ser ofensiva a forma de solicitar o envio de ofertas, é deprimente a comercialização da fé... A que ponto chegamos? Será que foi por isso mesmo que Jesus morreu crucificado? Será que diante do crédulo no retorno de Cristo, ele aprovaria os seus “representantes”? Tenho absoluta certeza que não.

O que pude perceber também é que as celebrações/cultos não são mais um momento de dar graças nem tanto o momento em que a comunidade celebra a eucaristia, mas sim verdadeiros shows, dignos de substituir Programas Televisivos como a Praça é Nossa, Zorra Total, Show do Tom ou ainda o inesquecível Acredite se Quiser. Digo isso porque a questão Teatral é visivelmente explorada e exageradamente “jogada na cara do expectador”. Sim expectador não mais fiel.

O Engraçado que agora os religiosos não usam mais suas vestes ritualísticas (Casacas, Ternos, Túnicas), agora a onda é Uniforme camuflado, Jalecos Brancos, Camisas pólos (Lacost) e outras coisas meio estranhas.... tudo isso porque agora as reuniões são chamadas de Dia da Cura, Crescimento Pessoal, Dia dos empresários, Dia do Descarrego, Limpeza Espiritual, Terapia de Casal, Corrente da Riquesa. Os Líderes não pedem mais que o fiel vá à igreja com o espírito pronto para ser doado, mas sim com a meia do fulano, com o lençol do marido, com os extratos do banco, com as contas vencidas... Ora isso é celebração ou é uma SESSÃO?

Há bastante tempo que já causo estranhesa quando me refiro ás religiões na atualidade como instituições financeiras que entre outras funções exerce um maravilhoso Controle Social e em alguns casos até adestramento na sociedade, que no meu ponto de vista é maravilhoso, já que coíbe e muito a questão do impulso “irracional” do ser humano, agora convenhamos quanto ao trabalho que deveria ser a base fundante que é a continuação dos ensinamentos de Cristo... isso já foi há muito tempo desvirtualizado.

Não estou aqui para dizer que seja necessário criar uma nova religião... muito pelo contrário... é necessário que as pessoas sejam cada vez mais agentes de transformação e para isso é necessário conhecimento racional, ou seja que conheçam os verdadeiros princípios da comunidade cristã, que consigam visualizar além do que o Padre/Pastor/Diácono/Ministro/Apóstolo e os cambal esteja falando, é necessário compreender que a interpretação da Bíblia, requer além do conhecimento histórico, algo que está faltando no coração dos líderes religiosos: Amor ao próximo, Humildade, simplicidade, Sentimento de Partilha e disposição para fazer realmente o Bem.

É o momento de pensarmos sinceramente de como estamos mantendo o luxo e a riqueza dos líderes religiosos... Para fechar essa questão tão delicada deixo a seguinte pergunta... Não seria mais propício aos moldes das primeiras Comunidades Cristãs, destinarmos a maioria de nossas ofertas às pessoas que realmente precisam e se encontram ao nosso redor, do que engordarmos as contas das Instituições religiosas?
Cada qual com os seu cada qual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News