Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sobre sabores e pessoas

Escrito por Socorro Fonseca
Publicado originalmente no Pagina20 onlineNão é o mesmo, o paladar das pessoas. Por isso algumas preferem umas comidas e bebidas e, outras, preferem outras. Conheço pessoas com o paladar aguçado. Aqui em casa, por exemplo, um de nós, faz questão de decifrar cada um dos temperos usados na elaboração de um determinado prato: “Tem pouco sal; tem gengibre; tem pimenta do reino; deveria ter menos queijo parmesão; tem coentro; não gosto de salsa; pegaria bem manjericão; não estou comendo carne - esses dias”.

Não sou eu. Ao contrário. Esforço-me para identificar a uva dos vinhos que bebo: Cabernert Sauvignon, Malbec, Syrha, Merlot, Pinot Noir, Tannat, Tempranillo, Chardonnay. Ainda me confundo. Já das cervejas, eu só sinto se estão quentes ou geladas. Recentemente provei a Norteña - é muito boa.

Mas os sabores têm seus segredos. Não basta colocar cebola roxa, azeitonas pretas e azeite português, para garantir que, ao final, o bacalhau fique irresistivelmente bom. O segredo do bacalhau é o próprio bacalhau. Tem que ser o filé, sem espinhas, sem pele, bem alto e cuidar do ponto do sal. Cebolas, azeites, azeitonas, batatas, ovos, são apenas os complementos e que podem ser até dispensados, um ou outro.

Interessante é que eu tenho uma amiga que faz um bolo de milho tão gostoso… Mas, tão gostoso, e, no entanto, usa qualquer milho - o milho em conserva, de qualquer marca. Ficava imaginando como “aquilo” poderia ser feito. Deveria ser muito difícil. Taí a receita - disse ela. É só bater tudo no liquidificador. Fiz o bolo. Não ficou igual ao dela.

Sabores são como pessoas?
É o que parece. Alguns são intensos e dispensam complementos. Já outros, vêm da mistura de vários ingredientes e do modo como são preparados. Algumas pessoas se revelam naturalmente, pela pura essência. Já outras desabrocham conforme interagimos com elas.

Meus sabores inesquecíveis, na ordem cronológica:
Infância: farinha láctea, farofa de ovo, aluá , arroz paulista, frango assado desfiado; brigadeiro e cajuína.
Adolescência: Sanduiche misto – de uma pizzaria no centro da cidade.
Entre a juventude e a fase adulta: Gim com guaraná e tartaruga – no aniversário de um tio.
Adulta: cerveja; tijolinhos de pirarucu – feito num bar, do outro lado da ponte; Vinho Chileno; Sarapatel – feito pela minha mãe; Mojito e, o bolo de milho da minha amiga.

Um dia, comi jabuti com farofa de carne de veado, lá num seringal. Sentir as pessoas… Tenho tentado. Ainda me confundo.

Mas sei cozinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News