Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Últimos vestígios vivos da história de Lampião

Me surpreendi ontem, qunado em pesquisa pela, quando tomei conhecimento que norreu, aos 96 anos, último integrante da volante que matou Lampião, primeiro porque não sabia que ainda existia remanescentes desta história do Brasil, que se tornou uma das primeiras hist´rias de resistência do povo nordestino contra a fome e miséira. A história de Lampião foi contada, recontada, mistificada, adaptada em diveros trabalhos acadêmicos, cinema, teatro e passou definitivamente  a fazer parte do cenário hist´rorico brasileiro. O engraçado que de vilão Lampião passou a ser considerado a maior figura de resistência  do povo nordestino. Elias Marques estava internado no Hospital Xingó, em Piranhas (AL). Ele foi velado em sua residência, em Olho D'Água do Casado (AL).

O ex-volante Elias Marques Alencar, 96 anos, era o último integrante, ainda vivo, da volante que matou Lampião, em 28 de julho de 1938, na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE), segundo a reportagem  estava internado no Hospital Xingó, em Piranhas, e morreu de falência múltipla dos órgãos. "Estive com ele na semana passada e me pareceu bem, estava disposto, apesar da idade avançada", disse João de Sousa Lima, historiador e especialista em Cangaço.

O corpo foi velado em sua residência, no Centro de Olho D'Água do Casado (AL). Segundo Sousa, Elias fez parte da volante do tenente João Bezerra, que atacou de surpresa o bando de Lampião, formado por Maria Bonita e mais nove cangaceiros, em 1938.


Em 20 de dezembro de 2010, também faleceu Antonio Vieira, 98 anos, em Delmiro Gouveia (AL). Ele era soldado da volante do grupo do aspirante Francisco Ferreira e lutou ao lado de Elias Marques. Antonio foi um dos primeiros a realizar o cerco a Lampião e seu grupo.

O interessante é que lendo a resportgem fiquei imaginando que daqui algumas décadas talvez o MST (Movimento dos Sem Terra),poderá configurar nas listas de heróis brasileiros e será esquecido todos os problemas causados de violência e de desrespeito a propriedade particular, assim foi com Lampião assim será com o MST.


Definitivamente não se fazem heróis como antigamente

Um comentário:

  1. a doreio esse decomentario serfil muito para o meu trabalho !!!!!!

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News