Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Com medo de incêndio, professores fecham escola estadual em Capixaba


Indignados com a situação, os alunos, professores, gestores e funcionários da escola fazem manifestação nas ruas do município e fecham prédios públicos.

Indignados com as péssimas condições estruturais da única escola da rede estadual de ensino, no município de Capixaba [77km da capital do Acre], dezenas de pessoas tomaram a principal avenida da cidade, numa manifestação pedindo a reforma da escola, que depois de uma chuva na noite de segunda-feira, ficou com a rede elétrica totalmente comprometida. A chuva que causou o apagão na escola Argentina Pereira Feitosa, danificou todos os equipamentos da escola, inclusive, os computadores do laboratório de informática.

Uma das professoras que chegou à escola, nas primeiras horas da manhã de ontem, 22, informou que dentro da escola exalava um forte cheiro de queimado, o que motivou os professores e funcionários fechar a escola e pedir que os alunos retornassem as suas residências. 'A escola vai paralisar as aulas por tempo indeterminado, até que uma equipe da secretaria Estadual de Educação compareça a Capixaba e se posicione, sobre a reforma que foi prometida há mais de dois anos.'

Professores e funcionários de apoio alegaram que não ligaram a chave principal, porque os fios estão desencapados oferecendo risco para quem se aproxima da caixa de distribuição de energia. “Estamos com muito medo de a escola incendiar com a gente dentro. O único extintor de incêndio quem temos, não presta, está seco. Não existe manutenção nas redes elétricas e hidráulicas da escola, há mais de quatro anos”, diz a professora Fabiane Yngle.

Os dirigentes da escola formaram no ano passado, uma comissão e foram a Secretaria Estadual de Educação, para pedir a reforma da escola, mas não foram recebidos pelo secretário, que marcou uma data posterior. No mês de outubro de 2010, os professores voltaram a procurar a secretaria. A equipe técnica do governo do estado recebeu a comissão e informou que a verba para a reforma já estava disponível no orçamento para 2011, mas não tinha uma data prevista em virtude da mudança de governo que iria ocorrer esse ano.

A esperanças do professores foi por terra no início do mês de março de 2011, quando a direção da escola foi comunicada que a reforma não aconteceria, porque faltava ser enviado um documento que comprovasse que o terreno seria realmente da escola. Cansados com a morosidade e excesso de tramites burocráticos, os alunos, professores e equipe de apoio organizaram uma manifestação, que além de fechar a principal via do município, resultou no fechamento de alguns prédios públicos.

“Na minha sala tinha um fio descascado e eu sem querer passei a mão por cima dele e acabei tomando um choque. Merecemos mais atenção do Estado, daqui uns dias a gente morre aqui dentro e ninguém faz nada”, José Augusto, aluno da escola pública. Depois de andarem nas ruas acompanhados por uma viatura da Policia Militar, os manifestantes pararam em frente ao Núcleo de Ensino de Capixaba, representante da Secretária Estadual de Educação e os gestores da escola entraram para reunião com o Coordenador Geral, João Claudio.

Em resposta ao movimento, o coordenador informou que, já havia emitido um comunicado ao secretário de Educação, Danil Zen, relatando os problemas da escola. Segundo o coordenador, todas as necessidades da unidade de ensino, foram relatados em ofício, também direcionado ao Poder Executivo Estadual. O que tem de certo na questão, é que as aulas estão paralisadas por tempo indeterminado, pela falta de segurança na parte elétrica da escola.

“Não vai haver aulas até a resolução do problema”, determinaram os organizadores da manifestação.
Ray Melo, da redação do ac24horas – raystudio3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News