Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Petrobras pode ter descoberto 3º maior campo do mundo

O diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, acaba de anunciar que um outro campo na Bacia de Santos situado na camada de pré-sal, descoberto pela Petrobras junto com a BG e a Repsol, pode conter reservas da ordem de 33 bilhões de barris de petróleo.

O anúncio foi feito há pouco pelo diretor da ANP, durante o IV Seminário de Petróleo e Gás, que está sendo realizado pelo Ibre/FGV. Com a notícia, as ações da empresa, que caíam cerca de 1% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) passaram a subir mais de 4%.

Segundo Haroldo Lima, as informações sobre as reservas ainda não são oficiais. Caso se confirmem, ele afirmou que representariam a maior descoberta de petróleo feita no mundo nos últimos trinta anos.

‘’Essa área poderá ter reservas de petróleo cinco vezes do que maiores que as de Tupi, descoberta pela Petrobras em novembro do ano passado. Isso vai significar que será a terceira maior do mundo’’, afirmou.

A área que vem sendo chamada de Tupi, também na Bacia de Santos, é apontada como a maior descoberta de petróleo no Brasil até agora. As reservas de petróleo leve e gás na área devem chegar a 12 bilhões de barris de óleo equivalente.

Essas reservas estão situadas na chamada Área Carioca, que faz parte do bloco BMS-9, na Bacia de Santos. A descoberta inicial de petróleo no Carioca foi feita pelo consórcio em agosto do ano passado. Contudo, as empresas não informaram as perspectivas do volume de reservas existentes.

O bloco BMS-9 fica próximo aos blocos onde BMS-24, onde a Petrobras anunciou a descoberta no início desse ano da área de Júpiter, com reservas de gás natural, e do BMS-11, onde foi descoberta a área de Tupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News