Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Morre aos 76 Anos o Senador Amazonense Jeffersson Peres

O senador Jefferson Péres (PDT - AM), de 76 anos, morreu às 6h30 desta sexta-feira. Segundo a assessoria de seu gabinete, o senador sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa, em Manaus. O corpo está sendo velado no Palácio do Governo, em Manaus. O enterro será neste sábado.

Professor, advogado, com longa carreira de vereador em Manaus, onde nasceu, Jefferson Péres ocupava vaga no Senado desde 1995. Exercia seu segundo mandato de senador.

Péres, embora pertencente a um partido da base aliada ao Palácio do Planalto, sempre adotou uma postura crítica em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi candidato a vice-presidente nas últimas eleições na chapa encabeçada por Cristovam Buarque, senador pelo PDT-DF.

Na última quarta-feira, Jefferson Péres fez seu último pronunciamento em Plenário, quando afirmou que o debate sobre a internacionalização da Amazônica deve ser enfrentado com bom humor e que os brasileiros não devem reagir de modo enraivecido a menções a respeito do tema. Na véspera, na ausência do senador José Maranhão (PDMB-PB), o senador havia sido designado relator da proposta de emenda à Constituição que visa acabar com o nepotismo nos Três Poderes, aprovada, em seguida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Assume em seu lugar o primeiro suplente do Erasmo Lins de Jesus Alfaia.

Velório
O velório de Péres começou ao meio-dia, no Palácio do Governo, em Manaus, informou o gabinete do senador. A família ainda não definiu o horário do sepultamento, neste sábado, que depende da chegada do filho mais novo de Péres, Ronald, que vive nos Estados Unidos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou um avião à disposição do Senado para quem quiser participar do sepultamento. O presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), confirmou que seguirá para Manaus amanhã de manhã. Jefferson Péres era casado com Marlidice, juíza aposentada, e tinha, além de Ronald, outros dois filhos, Romulo e Roger.

Repercussão em Brasília
Mal soube da morte do líder do PDT, Jefferson Péres, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, dirigiu-se ao Congresso, onde chegou expressando sua tristeza. Ele disse que Péres será sempre lembrado por sua atuação como um combatente em defesa da democracia e da Amazônia.

"Perdemos um grande senador, um grande homem público, um homem dedicado à defesa da nossa democracia. Era um dos sustentáculos da coluna vertebral do Senado", afirmou Garibaldi.

O ministro do Trabalho Carlos Luppi estava indo para um evento no Rio quando ouviu no rádio sobre a morte do colega de partido. "O PDT perde um homem que tinha coerência muito forte, ético, leal, um grande dirigente. Perde alguém que nunca vamos conseguir substituir. Além de um grande quadro do partido, também era um grande amigo. Frágil na estrutura física, mas forte nas convicções", afirmou Luppi.

O ministro comentou ainda que os dois estiveram juntos na última semana, discutindo a mudança da sede do partido em Manaus e que hoje pela manhã recebeu "uma péssima surpresa". Luppi aguarda cofirmação de vôo para embarcar ainda nesta sexta-feira para Manaus, onde ocorre o velório de Péres.

O deputado Vieira da Cunha (RS), presidente nacional do PDT, estava no Congresso Nacional na manhã desta sexta-feira e afirmou que toda a política perde com a morte de Péres. "Estamos todos tristes e essa tristeza não se limita ao partido, pois ele era uma referência ética do Congresso Nacional. Sempre lutou em prol da ética, da probidade administrativa e da transparência na administração pública. Com seu falecimento, não só o PDT, mas a política nacional fica mais pobre", afirmou Cunha. "Vamos procurar usar seu exemplo para resgatar a credibilidade da política e das instituições públicas", completou.

O presidente do PDT voa ainda hoje para Manaus para acompanhar o velório e o enterro do senador.

Já o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que será uma grande perda para o Senado. "Ele fazia sua função, tarefa e desempenho de forma interessante. Era também um grande amigo. É uma perda para a política brasileira", disse.

Marco Aurélio Garcia também ressaltou a falta que o senador fará a política do Brasil. "É uma perda importante para o Senado, não só em sua lucidez, mas em sua visão de País. Já tivemos algumas divergências sobre política exterior, mas quero dizer que isso foi absolutamente secundário", afirmou Garcia.

Biografia de Jefferson Péres

Nascido em Manaus, em 1932, Jefferson Péres era formado em direito e administração com pós-graduação em ciência política. Antes de se tornar político, ele lecionou na Universidade Federal do Amazonas.

Péres iniciou sua vida parlamentar em 1988, quando foi eleito vereador, tendo sido reeleito em 1992. O político chegou ao Senado em 1995, onde se destacou por seu trabalho em prol da agilização da Justiça e pela reestruturação da Zona Franca de Manaus. No Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, foi o relator do processo que levou à cassação do ex-senador Luiz Estevão.

Filidado ao PDT desde 1999, Jefferson Péres era o atual líder do partido no Senado. Ele foi candidato à vice-presidência nas eleições de 2006, na chapa do também senador pedetista Cristovam Buarque, do Distrito Federal.

Veja os comentários de colegas de partido e outros políticos sobre a morte do senador Jefferson Péres, líder do PDT no Senado.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do senador Jefferson Peres e transmito à sua família meus sentimentos. Jefferson Peres foi um político que sempre pautou suas ações pela defesa intransigente da democracia e da ética. Sempre procurou guiar-se pelo que julgava ser o interesse público, mesmo nos momentos de divergências com o Governo. É uma grande perda para o Brasil, para a Amazônia e para o Senado Brasileiro."

Presidente em exercício do PDT, Vieira da Cunha (RS)
"O Brasil perde um de seus principais líderes. O senador Jefferson Péres era uma referência ética para todos os que querem fazer política como ele sempre fez, com firmeza, mas, ao mesmo tempo, com serenidade, com segurança e com uma vigorosa observância aos princípios éticos."

Ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi
"É uma grande perda para o país (...). É uma perda muito grande não só no nível pessoal, pela amizade, pelo carinho que a gente já tinha, mas é a partida de um homem público que honrava o partido PDT, que honrava a ética. É uma perda insubstituível para a sociedade brasileira."

Presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN)
"Quando assumi aqui a presidência, tinha nele um daqueles que sempre me apoiaram, que sempre me estimularam, que sempre só tiveram palavras de incentivo à luta pela credibilidade do poder legislativo."

Senador Mão Santa (PMDB-PI)
"Era um grande homem, que ultimamente dizia estar muito decepcionado com a política e anunciava que não iria mais se candidatar."

Senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC)
"Será muito difícil resgatarmos a importância que o senador Jefferson Péres tinha na defesa da Amazônia, e também na discussão de assuntos da maior relevância e expressão para o país. Essa é uma lacuna que talvez não venhamos a superar jamais."

Senador Eduardo Suplicy (PT-SP)
"É como muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do extraordinário e brilhante senador Jefferson Péres, que tão bem honrou o povo do estado do Amazonas e o povo brasileiro, defendendo os princípios éticos, os princípios de democracia do Brasil."

Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT)
"Foi-se um guerreiro de luta e coerência. Para nós, é uma perda muito grande, muito difícil."

Senador Efraim Morais (DEM-PB)
"Perdemos um senador que foi dedicado ao Legislativo e que em 2011 concluiria o seu segundo mandato como senador. Era um símbolo desta Casa, um símbolo de ética. Combateu sempre em defesa da ética e decoro parlamentar."

Senador João Pedro (PT-AM)
"Com certeza, o Péres faz parte da fatia de homens que honram a história da coisa pública. Sempre teve um padrão alto de rigor e de comportamento. Fará falta aos homens e mulheres que acreditam em uma sociedade transparente e democrática."

Ministro da Defesa, Nelson Jobim
"Era um homem importante, um grande amigo. Ele desempenhava um papel dentro do Senado, que tinha uma funcionalidade muito forte. É uma grande perda para a política brasileira."

Assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia
"Sempre constatei no senador não só a lucidez, mas o sentimento patriótico. Em alguns momentos, tivemos divergências sobre política externa, mas, mesmo que eu discordasse de alguns pontos de vista dele, obviamente que ele queria o melhor para o Brasil."

Senador Demóstenes Torres (DEM-GO)
"Na terça-feira achei ele muito desanimado. Fomos à CPI [dos Cartões Corporativos] e ele disse que não aguentava mais o 'baixo nível' dos homens públicos, referindo-se a alguns deputados da comissão. Ele me dizia que estava muito decepcionado com a vida pública ultimamente."

Deputado Fernando Gabeira (PV-RJ)
"Jefferson Péres estava cansado da batalha, porque os resultados não eram os melhores e, além disso, começaram a aparecer problemas partidários internos".

Ministra do Turismo, Marta Suplicy
"Neste momento de grande tristeza, quero cumprimentar a família do senador Jefferson Pérez e também o povo do Amazonas, que estava muito bem representado no Senado Federal. Sem dúvida, o país perde uma personalidade de grande relevância, uma voz em defesa da democracia e da ética."

Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo
"Lamento profundamente a morte do senador Jefferson Péres e me solidarizo com a sua família, parentes, amigos e os amazonenses. Ao longo de sua vida, Jefferson Péres não apenas defendeu os legítimos interesses da população do Amazonas, mas exerceu a política com ética e honra, tornando-se, assim, uma referência para o Senado, o Congresso e o Brasil."

Ideli Salvatti, líder do PT no Senado
"Ele sempre foi uma pessoa marcante, muito incisiva. Fazia poucos discursos, mas, quando subia à tribuna, era ouvido com muito respeito mesmo que, muitas vezes, não concordássemos."

Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais
"Jefferson Péres entra para a história brasileira como um dos homens que honrou a atuação como parlamentar levando às últimas conseqüências a honrosa tarefa de representar com altivez seus conterrâneos."

Eduardo Braga (PMDB), governador do Amazonas
"Com certeza, o Brasil está de luto com a perda de um grande amazonense, de um grande brasileiro. Jefferson marcou época na política do Amazonas por um novo estilo de política, com estilo comprometido com a coerência, com seus princípios, com a ética. Jefferson deixa uma grande lacuna e um grande vácuo na Amazônia. Ele sempre foi um defensor da soberania brasileira sobre a Amazônia e um defensor de uma releitura da relação homem-natureza."

Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara
"O seu exemplo de luta por valores éticos nós perdemos. Eu acredito que essa bandeira vai continuar, mas perdemos não um soldado, mas um comandante dessa luta."

Prefeito de Manaus, Serafim Corrêa
"Amazonas perde um grande homem, um amigo honesto e fiel e uma referência para a política nacional."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News