Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Desafio Aceito...

Agora é modismo geral, se for alfabetizado vamos escrever anonimamente. Primeiramente discordo desse tipo de comportamento, a pessoa deve sim expor seus pontos de vista sejam eles registrados graficamente ou verbalmente, porém jamais deve fugir de sua responsabilidade em assumir aquilo que hipoteticamente afirma ser verdadeiro, até mesmo a Constituição Federal prevê isso. Infelizmente todo mundo que metralhar a sociedade em geral com informações sejam elas com cunho verídico respaldadas em provas, quer descabidas de quaisquer veracidade possível, e em um ano de disputa eleitoral em Xapuri a coisa fica feia. Na surdina da noite, com email codificados, codinomes enfim através de uma infinidade de instrumentos acabam sendo publicadas verdadeiras “pérolas” do cotidiano Xapuriense.

Não sei por que mas costumeiramente quando recebo algum material, sempre vem em tom de desafio. Recebi uma Carta de apoio ao Vanderlei Viana, desafiando-me a publicá-la. Coisa que de imediato o estou fazendo até porque se verificarem na minha primeira postagem, este espaço é de cunho público. Apenas não farei como os nobres autores, tecerei os comentários que achar necessário ao final.

As incorreções gramaticais encontradas na Carta abaixo provém dos seus autores, haja visto que estou publicando na íntegra

"Ponto de vista de quem tem experiência

Sou um ex-PT. E como eu, tem muitos magoado, desprezado pelos companheiros e decepcionado. O PT foi fundado por gente pobre e humilde de mentirinha, que usavam jeans com camiseta. Quem só chega ao poder para luxar e perseguir, viver no bem bom, às custas dos abestados que se iludiram. E conseguem mentir e enganar de uma ponta a outra do Brasil, como o Lula com o atual bolsa humilha. Prometeram tanto que a vida ia melhorar e com eles só piorou nossa vida, está melhorando com o atual prefeito, pois não temos mais vergonha de nossa Xapuri, tudo arrumadinho, tudo limpinho, e deixa os mal amados lhe chamar ignorante é quem fala besteira e mentira, quem passou oito anos e nada fez. Como o ex-prefeito Júlio Barbosa, que agora está na nossa cidade como turista pousando de bonzinho, como se nada tivesse acontecido na sua administração, e é porque o governo estava ao seu lado, muitas verbas vinha para nossa Xapuri onde foi parar esse dinheiro pergunta que o povo faz até hoje. É Julio Barbosa, agora anda visitando as comunidades pedindo voto ao seu candidato, é muita cara de pau para uma pessoa que quase acabou com os ideais do povo de Xapuri. Vamos lutar para que isso nunca mais possa ser implantado na nossa cidade a ditadura petista. Manoel Moraes, é da mesma linha do PT, só pensa em status, vamos colocar nossa mente para funcionar alguns anos atrás, lembram quando abriram a loja do Manoel Moraes, onde os funcionários do Estado e aposentado compravam e pagavam com o pagamento que era descontado direto do salário, todos devem lembrar.
O senhor Manoel Moraes roubava o dinheiro e fazia mutreta com o dinheiro dos funcionários, principalmente dos velhinhos, será que queremos este homem para governar Xapuri.
Não se iludam, não sabe administrar o coletivo, pois é egoísta e individualista não dá ponto sem nó. E a mulher dele disse que tem que ser a primeira dama, custe o que custar. Bobinha não. Marcinho Miranda, todo sorridente, parece uma criança quando ganha uma bala, ta pensando que ser Prefeito é brincar de tirar leite das vacas do seu pai. Vai crescer menino, ver se pode aparecer, não tem os mesmos ideais do povo daqui, os outros candidatos é perder tempo falando. O que nos resta é dar mais quatro anos aqueles que tanto briga por nois Xapuriense lutando sol à sol, tentando fazer o possível e o impossível pela nossa cidade mais sabemos as dificuldades e as perseguições que sofrem e isso prefeito o povo sabe, até porque não somos tão burros lute, pela nossa terra acreditamos no senhor e isso eles não podem tirar os seus sonhos, se é ignorante, grita as vezes na rua isso não interessa, oque importa é o desenvolvimento, o trabalho desenvolvido durante os três anos da sua administração , colocada até aqui, errar todos erramos e não vai ser o senhor que será o perfeito. Estou confiante na sua reeleição , porque aonde se tem trabalho honesto, se tem esperança, e por tudo que se faz as conquistas serão mais fácil de se realisar. Quando ao senhor Raimare radialista, só lamento oque coloca no seu blog, talvés frustado com as verdades dita ao seu respeito, esse cara nem merece ser ouvido nas rádios de nossa cidade, acabou aqueles tempos quando era bom, em que se podia ligar o rádio e houvir coisas boas, verdades. Oque ele precisa é andar mais nas ruas, ou será que seu óculos não serve mais, porque ande temos asfalto, ruas limpas, iluminação, quantas vezes vimos buracos, escuridão, na época do Julio, isso você não sabe diferenciar senhor Raimare de merda. E a senhora Aucelina, quem diria no financeiro da prefeitura, foi rápida demais no pote, já derrubou a casa, comprou apartamento em Rio Branco, asolina a vontade para o seu irmão taxista vender ao preço de 2,00 para os taxistas, é menina o prefeito precisa investigar melhor isso. Saiu do hospital mais continua caloteira, será que o prefeito vais mesmo ter coragem de colocar como vice dele, eu não acredito prefeio seja mais esperto, você sabe que vice influencia muito. Não posso dizer meu melhor amigo, porque eu era do PT. Mas posso dizer meu velho conhecido, não deixe eles tirarem do sério, se segure, agüente como aquentou na campanha de 2004, foram tantas pressões e você não brigava com ninguém. Segue até o fim, não faça o jogo deles você sabe eles jogam sujo, temos que combater esse mosquito paraquedista. E se a estrela deles não bilha , não deixe que a vulgaridade deles apague a sua. Me despeço, alertando a você de Xapuri, vamos saber dar valor naqule que faz algo pela nossa cidade, vamos refletir os doze anos e saber o que queremos de verdade. Boa sorte prefeito pé no chão, Vanderley Viana."


Grifos meus:
Bem como uma das minhas atividades profissionais baseia-se em auditoria, o que consiste em analisar tecnicamente peças documentais, usei um pouco da minha experiência profissional para avaliar a carta acima. A priori não se trata de ex-petista coisa alguma e sim de pessoas ligadas diretamente ao Senhor Vanderlei, coisa possível de confirmar pelas nuances de respeito e pela descrição a postura do mesmo durante as eleições de 2004, vou além quando utiliza o termo “velho conhecido”. Depois tal carta não é um instrumento de apoio ao prefeito, mas fim um factóide político eleitoreiro com premissas de prejudicar diretamente os potenciais rivais políticos declarados com reais chances até agora de disputarem as eleições (Ubiracy, Marcinho e Manoel), inimigos de imprensa (Raimari) e Pasmem gente da equipe que não está rezando a Cartilha (Aucelina). Estranhamente que tal carta entra em circulação na cidade logo de imediato após o resultado da ultimas pesquisas. Podemos durante a leitura perceber que o tom de respeito dos autores para com o prefeito e sua equipe é expressivelmente grande o que gera uma ligação intrínseca ou seja os autores são ligados à Administração. Falo de Autores e não autor ou autora, porque é facilmente notado no transcorrer da história que há projeções diferentes na maneira de ofender as pessoas ou enaltecer o Vanderlei, isso resume como sendo confronto diferencial entre raciocínio e escrita coisa somente possível quando há mais de uma fonte de idéia par um mesmo texto. Poderia citar outras situações em que consubstancia oque estou dizendo, mas me aterei em defender as pessoas citadas na missiva devido o autor ter covardemente se eximido de assumir a fonte autoral.

Pontuando teremos algumas passagens que merecem ser comentadas, caso discordam da minha pessoa o espaço está aberto:

1- Xapuri arrumadinho e limpinho – só se for nas ruas dos dignos autores, sei que devem ter sido coagidos a escreverem tais asneiras, agora faltar com a verdade numa situação onde toda a população pode verificar o acumulo de lixo em diversas áreas urbanas, ruas com bueiras estouradas como é o exemplo da rua em frente a Fundação Chico Mendes, aí já é demais.

2- Júlio Barbosa Turista
– Quem me conhece sabe que nunca fui fã do PT inclusive por questões de sangue familiar, porém nunca deixei que questões pessoais obscurecesse a verdade, também é de conhecimento público que não tenho amizade intima com o Senhor Julio Barbosa, por isso oque farei agora é apenas comentar o fato em si. Não considero o Júlio como turista, até porque é filho de Xapuri, enquanto muita gente que hoje goza de regalias do poder na década de oitenta estavam encartelados sob o manto desse mesmo poder, o Júlio estava nas trincheiras sociais com os seringueiros, ao lado de Chico Mendes, criando situações que hoje permitem que , muitos de nós possa orgulhar de ser xapurienses. O Júlio tem vários entes familiares hoje ainda residindo no município, possui imóveis na Zona Urbana e Rural, logo ainda tem fortes ligações com esta terra, quanto aos supostos desvios não cabe a mim fazer considerações, porém apenas informar que não há ação judicial com sentença final prolatada que tipifique o ex-prefeito como usurpador do erário público.

3- Manoel Moraes e mutreta
– Não sou amigo pessoal do Sr. Manoel, porém conheço a sua reputação diante de muitas situações sejam elas como Profissional do IBAMA e como pessoa diante da comunidade xapuriense, visto que mantém uma vida altamente reservada oque de certa forma contraria muitos em Xapuri, já que quem não se esbalda nas festas, nao toma caixas de cervejas nos bares não se envolve em escândalos amorosos e traições matrimoniais não é popular, logo no conceito retrógrado de alguns , como diriam nossos irmãos italianos “non é gente de nuostra gente”. Quanto a sua esposa já a conheço a mais tempo, e não a vejo almejando um cargo decorativo de primeira dama de Xapuri que não possui representatividade alguma, ademais ela não necessita de tal coisa, a Professora Maria detentora do espírito empreendedorista que possui, funcionária pública, acredito que jamais deixaria seus negócios para ostentar uma posição sem glamour algum até porque se analisarmos financeiramente seria um péssimo negócio para a família já que por lei sua empresa não poderia realizar transações comerciais com nenhuma Pasta Administrativa Municipal.

4- Marcinho Miranda criancinha –
discordo veemente sobre tal abordagem, conhecendo a família Miranda da forma que conheço posso dizer sem sombra de dúvida alguma que qualquer um dos filhos ou filhas do Sr Toninho Miranda atingindo a idade de suas adolescências são muito mais homens e mulheres, cidadãos e cidadãs de respeito de honestidade e de responsabilidade não somente para os negócios mas como pessoa em si. Em Xapuri não se tem noticia de nenhum sinistro que macule o nome dessa família e especificamente do Marcinho Miranda o qual não precisa crescer não, porque de certo já é gigante nos seus méritos como homem de bem, pacato e ordeiro. Que bom que ele possa parecer um criancinha, pois só assim podemos ter a certeza de que pelo menos agir com falsidade não será capaz, e lembrem-se até mesmo Jesus disse “deixai vir a mim, as criancinhas”. Foi alegado de que o Marcinho não teria os mesmos ideais que o Povo daqui, mas pelo que eu saiba ele chegou muito criança nesta terra e daqui não saiu mais, cresceu, constituiu família e sequer foi morar em algum outro município do Estado. Podem até imaginarem que estou rasgando seda, mas muito pelo contrário acredito que estou apenas fazendo a minha obrigação de preservar o nome de uma das mais tradicionais e corretas famílias Xapurienses.

5- O que nos resta é dar mais 4 anos para o Vanderlei
– Deus me livre e que Nossa Senhora em Conjunto com todos os Santos, Anjos, Querubins e todo o exercito celestial me proteja. Desespero é uma coisa, agora perder a esperança e caminhar de cabeça baixa e olhos vendados para o abate é outra bem diferente, não vejo somente essa opção não!, vejo algo no horizonte além dos mais desinformados, quem sabe um pleito eleitoral de 2008 sem a participação do Vanderley. Um celebre pensador escreveu que toda unanimidade é burra, logo jamais me abaterei em sonhar que o povo de Xapuri da mesma forma que em protesto em 2004 votou heroicamente no escuro, esse ano possam votar com os olhos bem abertos, e com a mente mais aberta ainda, só ai vou poder repetir a mesma frase de 4 anos atrás “Nunca me orgulhei tanto do povo de Xapuri”

6- Não podem tirar os seus sonhos, se é ignorante, grita as vezes na rua isso não interessa, oque importa é o desenvolvimento, o trabalho desenvolvido durante os três anos da sua administração - que sonhos são esses que dilaceram os sonhos de outros, que vilipendiam o direito conquistado, que desrespeita o outro como pessoa humana, que criminosamente desafia a lei e a ordem pública instalada pela Legislação Vigente nesse Pais, que não proporciona o crescimento do outrem, minoriza-o constantemente, que não possui respaldo respeitável sequer para dizer que representa o município, difícil falar em sonhos, gostaria muito, mas muito mesmo de dizer que Deus dará a resposta justa, porém só poderei dizer isso após o dia 1 de janeiro de 2009, quando o Senhor Vanderlei não estiver mais investido no Cargo de Prefeito, hoje ele faz e apronta porque tem o peso do cargo protegendo-o querendo ou não ele é “autoridade”, mas será que os ofendidos hoje ou amanha terão a mesma paciência com um simples cidadão, vale a pena esperar. É hipocrisia, é cretinice, é ignorância, é insensatez, é falta de provimento de massa encefálica insinuar que mesmo sendo autoritário, ditador, fanfarrão, degradante, cometer todos os despaltérios possíveis e impossíveis em Xapuri devemos dar um salva conduto ao Prefeito porque ele está trabalhando, se for assim vamos todos matar, roubar, estrupar, traficar e cometer todo e quaisquer ato ilícito possível que também teremos direito ao salva conduto vanderlei – não é de rir é de chorar e muito – concordo com os autores de que errar todos erramos agora errar cotidianamente, persistir no erro e ainda obrigar os que o rodeia a aceitar o erro como verdade unívoca ai meus caros sinto muito, mas é desvio psicológico de conduta moral, isso para não dizer coisa pior.

7- Raimare radialista – bem é inegável que o inimigo público numero 1 do Vanderlei, depois do Jorge Viana é o Raimari Cardoso, que alias merece menção honrosa porque fez durante estes quase 4 anos de administração o que sequer os vereadores de oposição fizeram que foi manter sem titubear ou esquivar um postura de oposição inteligente e incansável, o Raimari não necessita que eu o defenda, mas gostaria apenas de enfatizar um paralelo, enquanto a Tv Xapuri denigre a imagem do Radialista para poucos mais de cem lares que duvido muito que na hora do almoço muita gente vá se arriscar a ter uma congestão ao assistir grotescas anomalias televisivas, o Raimari diariamente por uma quantidade 5 vezes maior de tempo tem a sua disposição mais de 5 mil lares entre zona urbana e rural para realizar suas exposições, que por sinal são se excelente qualidade, isso já diz tudo...

8- Aucelina – Não vou aqui tecer comentário sobre a Profª. Aucelina até porque poderia prejudica-la ainda mais, já que quem tem algum tipo de relação de amizade comigo é sumariamente exonerado dos Quadros Funcionais da Prefeitura Municipal, porém vou externar minha solidariedade porque sei o que é ter seu nome exposto, só a aconselharia a ser mais estrategista, até mesmo maquiavélica para não passar pelo mesmo constrangimento que passei. Minha postura diante da Professora Aucelina é de respeito porque no meu desligamento com o Poder Municipal, da equipe ela foi a única que no momento me dera dentro da possibilidade a atenção a vejo apenas enebriada com uma ofuscada verdade entrelaçada numa série de penumbras de desconfianças, mas que com certeza não fará mal. Entendam como desejarem!!!

E olha que os Autores se denominaram “Velhos Amigos” do Vanderlei, se isso é o conceito de amizade quero que executem todos os meus amigos.....
Joscíres Angelo

Um comentário:

  1. Caro Joscires,

    Mesmo considerando não possuir, de minha parte, inimizades por ninguém, abono suas opiniões. Combater o antro em que se tornou Xapuri é meu dever de ofício. É lamentável que as grandes verdades que todos nós sabemos e abominamos estejam envoltas pelo manto da impossibilidade (por enquanto) da apresentação das provas, em alguns casos. Em outros, a notoriedade dos fatos é tamanha que surpreende o fato de as instituições que possuem o poder de tomar atitudes se manterem tão quietas. Vamos esperar para ver no que tudo isso vai terminar.

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News