Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Pecuária no Acre faz 60 anos

Há 60 anos, justamente no mês de junho, chegaram os primeiros bois e vacas no Acre.

O plantel, formado 56 reses zebus, foi adquirido pelo então governador do Território Federal, José Guiomard Santos, em Uberaba (MG). O transporte foi realizado por avião.

Os animais foram instalados na antiga Fazenda Sobral e logo viraram atração para as pessoas que faziam questão de ir olhar de perto.

Durante anos, a pecuária acreana foi de subsistência. Praticamente não havia carne no Estado.

A população, principalmente os menos abastados, era obrigada a dormir nas famosas “cobrinhas” nos mercados para tentar adquirir ao menos um quilo com osso. Não era raro voltar com as mãos abanando.

Somente a partir da década de setenta, quando Francisco Wanderley Dantas assumiu ao governo, os pecuaristas começaram a se instalar no Estado.

Dantinha fez propaganda nos centro-sul, dizendo que o Acre era um Nordeste sem seca e um Sul sem geada. Centenas de pessoas vieram quase correndo atrás de terras baratas.

A forma como os chamados “paulistas” chegaram ao Acre chocou a população e trouxe conflitos agrários graves.

Os seringueiros foram expulsos de suas colocações e muitos perderam a vida.

As árvores foram derrubadas para formar pasto para os bois se alimentarem. Os extrativistas que sobreviveram vieram passar fome na cidade e morar na periferia.

Ainda hoje há alguns ressentimentos, mas pecuarista, extrativistas e a população em geral vivem em harmonia. A pecuária mostrou a sua importância e tem papel fundamental na economia acreana, posto que gera emprego, renda e alimento.

O atual rebanho acreano supera dois milhões de reses. O Instituto de Defesa Agroflorestal (Idaf) estima vacinar 2.532 milhões de reses este ano.

No ano passado, a vacinação atingiu 2.538.524. De 2007 para 2008 houve a redução do abate e da transferência de animais para outros Estados.

A foto é do acervo da Fundação Garibaldi Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News