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quinta-feira, 24 de julho de 2008

É para rezar para Deus ou para o Candidato do Partido que o Chefe Espiritual da Igreja Mandar


Em Pleno período eleitoral, vem um conhecido cileuma. Politica e Religiao devem se misturar? estive recentemente muito interessado em saber como anda as igrejas xapurienses nas suas bases políticas e já percebi que 90% delas estão diretamente envolvidas no pleito de 2008, sejam por candidatos representativos ou no corpo a corpo politico. orém intecionei mcronizar a situação e constatei que praticamente a situação é a mesma por todo o País

Para se entender essa situação é necessário a priori nos despirmos de conceitos antigos e perceber que religiao e politica sempre conviveram lado a lado uma sendo influenciada pela outra e em Xapuri não poderia ser diferente. Em um segundo momento é necessário conhecermos que um fenômeno sócio-político-religioso tem tomado vulto no nossa País, quiçá em alguns outros países, nos últimos vinte anos. É o crescente envolvimento de igrejas de forma direta, no processo sucessório político-administrativo.

A partir do envolvimento em campo aberto, na militância política (militância temos cá, com o sentido de atuação, exercício, prática) de igrejas expressivas como a Igreja do Evangelho Quadrangular, Assembléia de Deus e Universal do Reino de Deus, pelo número de templos que detém (milhares) e pelo número de seus adeptos seguidores (milhões), foram estas objeto de estudos em sociologia, teses de mestrado em ciências sociais e fórum de debates em núcleos teológicos.

É pertinente trazermos como tema para nossa reflexão este assunto, visto que estamos num ano eleitoral, quando serão renovados os quadros executivos e legislativos Municipais que poderão contribuir significativamente na conquista de novops espaços, exemplo disso é a Lei Municipal criada em Xapuri que trata da Instuição do dia do Evangélico.

Tendo as igrejas acima mencionadas como pontas-de-lança, outras tantas estão se organizando politicamente e fincando bases e plataformas políticas em suas respectivas áreas de influência, ou seja, na sua membresia.

A Igreja Universal do Reino de Deus, foi a primeira a conseguir, em nivel nacional em setembro de 2005, o registro oficial de um partido político à si vinculado; trata-se do nóvel PMR- Partido Municipalista Renovador, que objetiva, sobretudo, defender os interesses daquela igreja, conforme pronunciamento obtido na imprensa pela fala de seus dirigentes. Pela mesma imprensa, o renomado jurista brasileiro Dalmo Dallari declarou ver como extremamente perigoso à democracia e à liberdade de credo um partido político ligado a uma igreja. Vemos em Xapuri algo mais polido um ligamento aos partidos costumeiros, mas com a inserção direta de membros nos seus quadros pleiteando mandato.

É válido frisar e no meu entendimento pessoal, acredito ser perigoso essa exarcebação do movimento religioso na politica, principalemnte porque o universo das igrejas pentecostais não é coeso entre si; sua formação histórica origina-se de cismas doutrinários em igrejas protestantes, chamadas tradicionais, ao longo do tempo estas mesmas igrejas pentecostais fragmentaram-se, por outros cismas, dando origem a um sem número de igrejas conhecidas como neo-pentecostais. Segundo estatísticas, a cada dia duas novas denominações neo-pentecostais assentam registros em cartórios brasileiros, coisa bastante conhecida na realidade xapuriense. Há uma rivalidade velada entre elas, o que seria natural, pois cada líder novo que surge cria um rebanho para si e preserva-o por todos os meios. Reproduzirei aqui e agora a fala do ex-articulador político da Igreja Universal, bispo Carlos Alberto Rodrigues, egresso da mesma, conforme publicado no Jornal do Brasil aos 20 de dezembro de 2004, coluna do jornalista Bernardo Mello Franco: “A Universal é grande e precisa de um partido próprio para apoiar sua estrutura de comunicação”.

Desta afirmação depreendemos que os interesses do povo brasileiro como um todo não são levados em conta mas sim os interesses midiáticos da Universal. Daí que a política para a Universal é um meio de ampliar sua influência, aumentar o seu rebanho preservando o já existente.

Entendo que ministros de confissão religiosa seja ela qual for, protestantes, católicos, pentecostais tem o direito de pleitearem cargos públicos enquanto cidadãos, não enquanto ministros e dirigentes de igrejas ocupando púlpitos.

Vou me arriscar a analisar a questão sob a ótica das Escrituras e projetar a pergunta para a análise bilbica> Sacerdotes de confissão religiosa evangélico-protestantes têm o direito de utilizarem a máquina institucional religiosa a que pertencem, para se promoverem politicamente?. Muitos não o fazem como candidatos diretos, porém defendem em púlpito candidaturas escolhidas entre seus pares. Tendo entre seus membros uma grande maioria de pessoas simples e incultas, apresentam-se como detentores de um mandato divino na condição que estão como pastores, bispos ou modernos apóstolos e passam a imagem de que também, agora, detém um mandato adjacente para atuarem na área de legislação e administração públicas. Em Xapuri O Pionerismo dessa atitude não sei se os xapurienses lembram, mas foi a Igreja Católica com o Padre Luiz Ceppi nos Palanques Petistas e em Pleno Altar nas Celebrações Pedindo Voto, Na época conseguiram entre troncos e barrancos eleger significativos representantes como o sr. Manoel Capixaba, Luiz Apolinário entre outros... logo em seguida a Assembléia de Deus entrou na Briga e rapidamente elegeu para sua representatividade politicos como a Irmã Fátima.

Mas voltemos à questão teológica desta reflexão. Pelas palavras e instruções do N.S. Jesus Cristo, entendo que o dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, eqüivale dizer que Igreja e política partidária não podem ser irmãs, no máximo podem ser primas, oriundas de diferentes famílias com funções diametralmente opostas, pois uma cuida da elevação moral e espiritual do povo e outra dos negócios seculares.

Sem dúvida, todos os ramos das atividades salutares humanas que concorram para um aprimoramento de todas as instituições e produzam um, cada vez mais, elevado padrão de vida física, material, moral, intelectual e espiritual de um povo (ou dos povos) devem ser buscados e cultivados, inclusive a política. O código moral, espiritual bíblico-evangélico é universal e apartidário, daí a igreja não poder ater-se a um partido político, senão perde o seu caráter de universalidade e imparcialidade.

Outro destaque bíblico que cabe aqui é que ninguém pode servir a dois senhores e muitos largaram a mão do arado e voltaram-se para trás. Veja-se Mateus 6:24 e Lucas 9:62.

Vejo com muita preocupação a posição de muitos líderes evangélicos e católicos ao manipularem suas membresias com o discurso de que fazer política partidária é também uma responsabilidade da igreja. Assim estão os tais se convertendo em políticos ao invés de converterem os políticos ao Evangelho.

Se também bem entendi o Velho Testamento, lá está escrito que Deus fez uma nítida separação entre a condução e administração dos negócios de Estado ou Nação dos negócios da religião, sendo que religião é ‘religare’: o processo de religar o homem a Deus (elo rompido no Jardim do Édem).

Moisés foi legislador/administrador e Arão e os levitas os que exerciam o poder sacerdotal. Samuel era o oráculo (profeta) de Deus, Saul o administrador da nação enquanto Estado. Inclusive Saul foi destituído porque entendeu que sendo rei (político) poderia imiscuir-se nas coisas espirituais. I Samuel 13:8/14

Diante de tudo isso não somente em Xapuri mas em todo meu querido Brasil estamos assistindo a um desvirtuamento da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, no que concerne a ser a detentora do poder espiritual provindo do alto: Espírito Santo; para a redenção dos povos, para a maior glória de Deus nas alturas, a partir dos terráqueos na face da terra.

Somente posso aceitar a igreja partidarizada e principalmente dignatária de partidos políticos e detentora de um poder político, se ambos (poder político e partido político) receberem do alto o Espírito Santo, como que línguas de fogo repartidas. Caso contrário é rebeldia, e rebeldia é pior que crime de feitiçaria: ASSIM ESTÁ ESCRITO. I Samuel 15:23.

Está aberto o debate: SENHORAS E SENHORES.

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