Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Choque entre mineiros e policiais já causou duas mortes na Bolívia

Segundo o governo, mineiros tentaram explodir uma ponte em Caihuasi.
Da EFEO confronto entre policiais e mineiros que bloqueiam estradas em Oruro, no planalto boliviano, já deixou dois mortos, enquanto o número de feridos já passa de 30, informou a imprensa local.
Manifestantes entram em confronto com a polícia durante protesto na Bolívia (Foto: AFP)

Durante a manhã foi registrada a morte de um operário da mina de Huanuni, a maior jazida de estanho do país, que participava de um bloqueio da estrada que une La Paz a Cochabamba, Oruro e Santa Cruz, na região de Caihuasi.

Entenda o referendo revogatório na Bolívia
Por volta do meio-dia (horário local), as rádios bolivianas confirmaram a morte de outro operário nos choques que ainda se mantêm nessa região, a quase 200 quilômetros do sudeste de La Paz.

Segundo a "Radio Fides", o segundo mineiro morto, identificado como Miguel Alegre Antonio, foi levado ao Hospital Operário de Oruro com um ferimento na cabeça, aparentemente de bala.

O corpo da primeira vítima, Hernán Montero, também foi trasladado ao hospital da cidade andina de Oruro, próximo à região onde houve o confronto.

O médico que fez a autópsia no primeiro mineiro morto confirmou à imprensa que a morte foi causada por causa da bala e afirmou que mais feridos continuam chegando ao hospital.

No entanto, o Executivo de Evo Morales assegurou que os policiais que participaram do enfrentamento não portavam armas de fogo, segundo disse o ministro do Interior, Alfredo Rada.

Briga
O ministro explicou em entrevista coletiva que aconteceu "uma briga" entre os mineiros quando eles tentavam "explodir uma ponte" em Caihuasi.

O funcionário afirmou que os mineiros levavam cargas de dinamite e de outro explosivo de maior potência para cometer uma ação que o governo "não pode permitir" porque "danifica uma estrada" e é um "atentado à vida econômica e social do país".

Os enfrentamentos em Caihuasi tiverem início às 7h (8h de Brasília) e ainda continuam por causa da resistência dos mineiros de Huanuni, que se somam aos protestos promovidos pela Central Operária Boliviana (COB), que reinvidica uma nova lei de previdência.

O secretário-geral da COB, Felipe Machaca, disse à Agência Efe que sua organização está à espera de um reporte oficial dos dirigentes de Oruro e acusou o Governo de "arremeter contra os trabalhadores ao melhor estilo fascista".

Machaca anunciou que nas próximas horas haverá uma reunião nacional de dirigentes sindicais e antecipou que a greve "se massificará".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News