Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

INFLUÊNCIA ECONÔMICA DO ESTADO SUFOCA A DEMOCRACIA POLÍTICA NO ACRE

Essa tal democracia
Deputado Estadual Luiz Calixto
Sem democracia econômica não existe democracia política. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que no Acre, por muito tempo, viveremos sem democracia política, pois não existe democracia econômica.

Os principais atores da sociedade acreana dependem exclusivamente do governo. E sem liberdade política são obrigados a fazer somente aquilo que o governo permite.

Vamos aos exemplos:
Sindicatos e Associações: não haveria problema algum se os sindicatos e associações fossem dirigidas por pessoas ligadas ao governo, pois nada impede isso. A questão é que a maioria dessas representações é instrumentalizada com recursos públicos e, portando, com o anzol fisgado no beiço, estão neutralizados.

Imprensa: todos os meios de comunicação de massa aqui estabelecidos dependem 100% de verbas públicas. Prá fazer justiça, a TV Acre depende bem menos e é mais livre exatamente por isso. Junto com o pagamento das faturas o governo controla a linha editorial. Sai o que ele quiser. Das três emissoras com maior espaço para programação local ( GAZETA, TV 5 e RIO BRANCO ) todas têm outro ramo de atividade, cujo maior cliente é o governo: a distribuição de medicamentos. Algum incauto achará que elas farão denúncias envolvendo a saúde do estado, por exemplo? Uma matéria que desagrade ao governo pode comprometer o recebimento do mês.

Maiores empresários: os maiores empresários acreanos são “capitalistas” de licitações encomendadas. Vivem pendurados nas tetas do governo. Se o governo der um espirro, correm todos. As entidades patronais são obrigadas a bater palmas nos eventos e dar declarações favoráveis ao governo. Sem palmas, nada de participação no bolo das licitações. Já não dou mais ouvidos ao que falam às escondidas do governo.

Programas sociais: no Acre reside o maior número de famílias da região norte inscritas nos programas sociais do governo. São mais de 40 mil, um terço da população.O cadastro dessas famílias é utilizado para orientar as visitas eleitorais e ameaçá-las de perder o benefício caso não votem no candidato do governo. A dependência do governo é tão grande que o emprego de uma funcionária do prédio onde moro, foi arranjado pelo senador Tião Viana junto à firma responsável pela manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News