Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Governo do Acre revitaliza local onde morreu Plácido de Castro

Por Agência de Noticias do Acre
Estátuas feitas por Cristina Motta contam um dos momentos mais dramáticos da história do Acre. O investimento integra uma ação de Governo que mistura história, cultura e turismo

O governador Binho Marques conferiu os detalhes da instalação das esculturas que compõem as primeiras intervenções de paisagismo da área destinada ao Parque Municipal Plácido de Castro. A região tem a lápide que sinaliza o local da emboscada que vitimou um dos mais expressivos representantes da Revolução Acreana há cem anos.

A montagem da cena foi coordenada pela artista plástica Cristina Motta, responsável pela confecção das obras. Ao todo, são 8 esculturas em tamanho natural feitas de fibra de vidro, durante dois meses de trabalho. A cena é composta pelo assassino de Plácido e mais três comparsas que esperam a passagem do revolucionário, acompanhado por um amigo. O trabalho de Cristina Motta já é conhecido pelos acreanos. São dela as estátuas de Chico Mendes, acompanhado por um garoto, expostas na "Praça dos Povos da Floresta", no centro de Rio Branco; as três grandes estátuas que estão no Novo Mercado Velho, na altura da Passarela Joaquim Falcão Macêdo.

A meta do Governo do Acre é fazer um resgate histórico-cultural da região integrada à agenda turística da rota "Caminhos da Revolução" (composta por museus da cidade de Rio Branco, chalé do seringal Bom Destino, cidade de Porto Acre, Quixadá_cenário de locação da minisérie "Amazônia_ de Galvez a Chico Mendes", exibida pela Rede Globo ano passado).

"Com a idéia de promover o resgate da nossa memória, nós vamos potencializar ainda mais o turismo porque as pessoas visitam muito o local", afirmou Daniel Zen, presidente da Fundação Elias Mansour, um dos órgãos responsáveis pela revitalização. O Deracre também participa do emprendimento. A recuperação do ramal do Pica-pau recupera ramal do Pica-pau (também conhecido como "ramal da lápide de Plácido de Castro", construção de bueiros e terraplanagem estão sob responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens. // Uma ponte sob o igarapé "Distração" foi reconstruída para que os visitantes tenham mais conforto e segurança ao visitar o local histórico.

No próximo sábado, dia 30, vai haver um evento que marca a revitalização do espaço. Está prevista apresentação de trechos da ópera "Aquiry_ A Luta de um povo" (de autoria de Mário Brasil), com regência de Romualdo Medeiros e Mário Brasil. A reedição do texto, de autoria do próprio Plácido de Castro. A presença de uma guarda fúnebre do 4 BIS também já está confirmada. A guarda fúnebre vai fazer uma recepção de honra aos visitantes. Está prevista uma salva de tiros de festim na hora em que as estátuas forem descerradas. O evento acontece a partir das 4 e 30 da tarde. "Navegação do rio Acre"

Em 2002, durante as comemorações do Centenário da Revolução Acreana, o Governo do Acre já revitalizou o cemitério onde foi enterrado Plácido de Castro há cem anos.
Estátuas do Novo Mercado Velho feitas pela artista plástica Christina Motta contam um pouco do cotidiano da vida na cidade de Rio Branco.

Estátua de Chico Mendes acompanhado por um menino: obra exposta na Praça dos Povos da Floresta. Trabalho de Christina Motta demonstra harmonia com a história do Acre.

Trabalhador executa instalação de estátua, feita em fibra de vidro. Obra está exposta onde será implantado o Parque Municipal Plácido de Castro. Revitalização une história, cultura e turismo.

2 comentários:

  1. Nossa isso sim é uma boa idéia... resgate de nossa história local, incentivo a cultura e claro uma grande força ao turismo e fomentação da economia local com a geração de renda pra comunidade local.

    ResponderExcluir
  2. Belos trabalhos... Certamente bem caros...
    Pelos traços se imagina que não foi ela a produzir aquela figura disforme, a qual "representa" a mulher acreana, bem em frente à maternidade de Rio Branco.

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News