Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 30 de agosto de 2008

Nada de Cobija no Final de Semana!!!

No final da tarde desta sexta-feira (29), rumores de que as pontes que dão acesso à cidade de Cobija, capital de Pando na Bolívia seriam fechadas neste final de semana, foram confirmados em protesto contra as medidas do Governo.

Boa parte do comércio ainda não sabiam sobre o “PARO CÍVICO” de 48 horas. Segundo os comerciantes, o prejuízo será grande já que os turistas não viram para Cobija fazer compras.

Empresários tanto do lado boliviano e brasileiro, principalmente da parte hoteleira, estão registrando uma perca de 40% de turistas que vinham no final de semana. Se caso continue, medidas como dispensa de funcionários deverão acontecer.

Já na região central da Bolívia alguns Estados estão tendo suas estradas bloqueadas por ruralistas juntamente com os postos de pedágios, que estão deixando de arrecadar cerca de 150 mil bolivianos por dia aos cofres federais.

Durante esta semana, cidade como Santa Cruz, com cerca de 700 mil habitantes, praticamente ficaram sitiadas devido as principais estradas terem sido bloqueadas afetando a economia local.

Segundo informações divulgadas por jornais locais, caso o presidente venha aprovar a nova Constituição, a situação tende-se a agravar no País. Vários protestos estão previstos em estados como Beni, Chuquisaca, Pando, Tarija e Santa Cruz.

O motivo maior dos protestos acontecem no País depois que o presidente Evo Morales suspendeu o repasse dos recursos dos Impostos Diretos Hidrocarbonetos (IDH). Somente no estado de Pando, fronteira com o Acre, cerca de 350 milhões de bolivianos, quase 100% do repasse foi cortado.

O “PARO CÍVICO” foi confirmado por jornalistas da cidade de Cobija e funcionários do Comitê Cívico. A presidente, Ana Melena, não encontrava-se e foi informado que estaria em reunião com líderes de associações e populares sobre possíveis manifestações que acontecerão neste final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News