Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Divulgado relatório sobre violência a jornalistas

Como anteontem foi o dia da imprensa e o dia do jornalista e esqueci de parabenizar a classe, que considero como incansáveis aguerridos da busca da verdade, e vejo que não é facil tal atividade, vejo que apenas como blogueiro recebpo as vezes algumas pressões, imagino os verdadeioros profissionais do meio. mas fica aqui meus parabéns atrasado e todo meu respeito pela categoria, mas ao mesmo tempo expor minha preocupação diante do relatório da CIAP sobre a violência contra esses profissionais Publicado em Adital no início do mês.

A Comissão Investigadora de Atentados a Jornalistas (Ciap - sigla em espanhol), filiada à Federação Latino-americana de Jornalistas (Felap - sigla em espanhol) divulgou informe no dia (01/09) registrando a morte de 21 jornalistas latino-americanos entre janeiro e agosto deste ano. O último caso ocorreu no dia 7 de agosto, quando o dominicano Normando Garcia, câmera do programa "Por trás das Notícias", foi atingido por dez tiros.

O relatório traz detalhes dos casos de assassinatos e de tortura ocorridos nos países da região. Em junho passado, foram assassinados o equatoriano Raúl Rodríguez, da (Rádio Sucre), o mexicano Candelario Pérez e os venezuelanos Pierre Fould Gerges (subdiretor da "Reportagem da Economia") e Javier Garcia (da Rádio Caracas Televisão - RCTV).

Em Guantánamo, após ser libertado em junho, o jornalista Sami Mohieldiin El Aj, da cadeia informativa Al Jazira, contou as bárbaras torturas que sofreu. Preso durante sete anos, Sami denunciou que sofreu tortura desde o primeiro dia. Maus tratos, impedimentos do sono, mudança de cela a cada duas horas, prisões em células geladas, iluminação constante e violações sexuais foram alguns dos tipos de violência sofrida por ele na prisão de Guatánamo.

No informe, a Ciap também relata que em julho a sede de Comunicação e Informação da Mulher do México foi assaltada e nesse mesmo mês a Comissão Mexicana de Direitos Humanos registrou um aumento das denúncias por violações a esses direitos dos jornalistas. A Associação de Jornalistas da Guatemala denunciou que a moradia do jornalista Edin R. Maaz foi atingida por balas em julho, enquanto que os repórteres Oscar Perdomo e Danilo López receberam ameaças de morte.

Outro caso de tortura relatado pela Ciap ocorreu com três jornalistas do jornal O Dia, do Rio de Janeiro. Os jornalistas foram seqüestrados e torturados por um grupo de paramilitares. No Chile, a documentarista Elena Varela foi detida em junho enquanto fazia um filme sobre o movimento Mapuche, acusada de cometer "atos terroristas". O Colégio de Jornalistas do Chile, a Associação de Documentaristas e outras entidades se solidarizaram com Varela, que obteve liberdade sob pagamento de fiança em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News