Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Suspensão das operações antidrogas na Bolívia preocupa o mundo

Foto:Presidente Evo Morales e Ministro Walker Miguel em revista aos militares da Umopar, em Chapare
A Agência Antidrogas do Estados Unidos (DEA), ainda não foi comunicado oficialmente pelo Governo Boliviano de sua decisão. O presidente Evo Morales suspendeu por tempo indefinido as atividades no País, devido uma suposta ingerência política, trabalhos de espionagem e financiamento de “golpe cívico-prefeitural” no País.

O Departamento de Estado dos E.U.A. advertiu que, com a saída do Organismo do País, aumentará a produção de cocaína consideravelmente. O anúncio foi feito pelo presidente no Sábado, 01 de novembro, perante a população de Chimoré, localizada a 170 km de Cochabamba, durante um ato sobre o cumprimento da erradicação anual da folha de coca.

“É uma decisão pessoal, a partir de do 01 de novembro suspendeu-se de maneira indefinida qualquer atividade do DEA (na Bolívia). Temo a obrigação de defender a dignidade e a soberania do povo boliviano”, disse Evo Morales. Segundo o serviço de inteligência boliviana, foi descoberto pelo menos sete casas de segurança “que realizavam controle político e espionagem”.

Mesmo assim, Morales afirmou que, apesar dos impasses, está disposto a melhorar as relações com o Estados Unidos. Disse que a luta contra as drogas, será regionalizada e será encabeçada pela União de Nações Sulamericanas (Unasur). Também ratificou que a erradicação voluntária da folha da coca e luta contra o narcotráfico continuará, mesmo pelo fato do governo americano tenha reduzido o apoio econômico ao País.


Avião detido com 200 quilos de cocaína
Durante o mês de Outubro passado, várias pessoas ligadas diretamente com o partido do presidente Evo Morales, foram presos em flagrante pela Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (FELCN) da Bolívia, com centenas de quilos de cocaína, exemplo disso é o caso da foto ao lado de um avião preso com cocainas dos dirigentes dp Mocimneto Socialismo.

As detenções surpreenderam quando as irmãs Elba e Juana Terán e Tomás Veizaga, foram identificadas como familiares da ex-deputada do MAS, Margarita Teran, que é dirigente cocalera e fundadora do Partido. Com elas foram encontrados nada mais que 147 quilos de cocaína na região de Chapare.

Pouco dias depois, um ex-diretor de Dicarbi (órgão que controla veículos presos) da cidade de San Matias, também dirigente do MAS, foi detido com 30 quilos de cocaína em sua casa. Um Juiz favoreceu liberdade, mas reponde processo.

Envolvidos com tráfico de droga
- No dia 03 de outubro passado, o mesmo órgão antidroga conseguiu obter êxito em deter na cidade de Cochabamba, com um carregamento com 100 quilos de cocaína que teria o Chile como destino final. Para não estragar as investigações, os nomes foram mantidos em segredo.

Já no dia 12, um avião monomotor, prefixo boliviano CP-1854 com sete pessoas, foi detido na região de Guarayos com um carregamento de 200 quilos. Na aeronave, haviam sete pessoas que trocaram tiros com os policiais. Um traficante foi ferido e os outros foram presos, entre eles, um paraguaio.

Três dias depois, após investigações, descobriram que um dos envolvidos, Jesús David Fernández Cuéllar, era diretor regional há cerca de um ano da Aasana (empresa que controla aeroportos) de Santa Ana de Yacuma e sub-chefe do MAS na localidade. Tal informação foi negada por Roiver Melgar Herrera, da Comissão do política do partido, onde declarou que o acusado havia se afastado já alguns meses.

Somente neste ano, quase nove mil operações foram realizadas pela FELCN no País. Até o mês de Outubro, 23 toneladas de cocaína foram detidas – cinco toneladas há mais que 2007 - prontas para serem distribuídas e consumidas pelo Mundo. No mercado americano e europeu, renderia mais de 100 milhões de dólares americanos.

Padarias são usadas como fachada para refino de cocaína na cidade de Cochabamba
e Santa Cruz

Cerca de 83 laboratórios para fabricação da droga foram destruídos e dois importantes narcotraficantes foram presos. O Governo boliviano queixa-se dizendo que esses resultados tenham tido qualquer ajuda do Estados Unidos na luta contra o tráfico.

Nos últimos anos, os Estado Unidos tem investidos milhares de dólares para que a Bolívia diminua a produção da folha da coca e combata a produção da cocaína no País. Com a retirada da ajuda, o mercado têxtil passou por momentos de preocupação, deixando de empregar milhares de pessoas e somente respirou quando o presidente da Venezuela, ditador Hugo Chaves, anunciou a compra da produção semana passada.

Segundo o diretor nacional da FELCN, René Sanabria, “Há proliferação de fábricas de cocaína, porque existe bastante coca, encontra-se fábricas de droga até em instalações onde paralelamente funcionava uma padaria”, disse ilustrando a ousadia dos narcotraficantes.

Segundo os registros da instituição, mais de 40 mil pessoas já foram presas desde 1988, envolvidas diretamente na produção, comercialização e tráfico de droga no País. Como conseqüência ao aumento da atividade do narcotráfico, os Estado Unidos “descertificou” a luta antidroga levada pela administração do Presidente Evo Morales.

Comercialização nas ruas: hábito comum

BOCA CHEIA: Um plantador — e mascador — de coca no coração da Bolívia

NA LIDA: Crianças enchem pacotes de 25 quilos de folha de coca

Laboratório de refino de cocaína e doláres apreendidos

Sacagem da folha da coca no interior da Bolívia

Evo Morales, líder dos cocaleros com um ramo de coca

Secagem da filha da coca, rito tradicional na Bolívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News