Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ayshawa

Em minhas andanças pela internet dei de cara com um artigo com o sugestivo título "Ayshawa: conforto e aventura" -Ecoturismo estimula o surgimento de pousadas que promovem passeios pela história, rios e floresta de Xapuri


Berço da Revolução Acreana e terra natal do sindicalista Chico Mendes que viveu e foi assassinado por sua luta em defesa da conservação da Amazônia, Xapuri que presenciou os tempos áureos da borracha, a floresta sendo derrubada para formar
pastagens, agora entra na fase do ecoturismo que já começou a gerar emprego e renda para a população.

Os atrativos da cidade não estão apenas nos casarios históricos ou museus que testemunham a riqueza e glórias do passado. Também indústrias florestais sustentáveis como a de preservativos masculinos, a de tacos, a muitas vezes premiada saboaria da Sibéria ou o modo a vida dos seringueiros e outros seringais.

E é para transformar todo esse potencial turístico em dinheiro e benefícios para os moradores de Xapuri que foi instalada a Pousada Ayshawa que além de apartamentos confortáveis com ar condicionado, garante estacionamento para veículos, café da manhã e leva os visitantes para conhecer os rios Acre e Xapuri, em caminhadas pela floresta e seringais, passeios a cavalo e bicleta, além de esportes radicais como trilhas de moto, canoagem e arvorismo.

Na área urbana o mirante da praça de São Sebastião oferece vista privilegiada do ponto em que o rio Xapuri derrama suas águas no Acre. Em frente à praça está a Casa Kalume onde o visitante pode encontrar desde instrumentos usados antigamente pelos
seringueiros, moedas e cédulas da época, além de frutos, sementes e até fósseis de animais pré-históricos como mastodontes(elefantes) e preguiças gigantes que um dia habitaram o Acre.

O visitante pode reforçar sua fé conhecendo a igreja de São Sebastião e seu santuário, na mesma calçada está a Fundação Chico Mendes com fotos que ilustram passagens de sua vida, os prêmios de reconhecimento recebidos. Do outro lado da rua, a casa onde viveu e foi assassinado o líder sindicalista que se transformou no mártir do ambientalismo mundial por sua luta em defesa da Amazônia e do modo de viver dos povos da floresta.

Depois desse giro é hora de dar uma paradinha na lanchonete de dona Maria Cosson, a mais famosa doceira da cidade. Nela, além de salgados, tortas e doces variados, o visitante pode ser surpreendido pelas queijadinhas suaves, balas de tamarindo, maracujá e outras frutas da época, além de licores de mutamba, jenipapo, mutamba ou da cada vez mais rara cajuína. Tudo feito por ela mesma.

Descanso merecido
Depois desse giro turístico pela cidade, o visitante quer mesmo é um bom banho e uma confortável para descansar para um amanhã cheio de aventuras orientadas pelo Turismólogo Vitor Pontes que apoiado pelo pai Reginaldo, deixou Rio Branco para investir suas economias na construção da Pousada Ayshawa. “Acredito no potencial turístico do Acre e mais particularmente no de Xapuri onde instalamos a Pousada Ayshawa que ainda não está concluída, mas os sete apartamentos que temos contam com banheiro, ar condicionado, televisão e frigobar, além de banheiro com chuveiro quente para maior conforto dos turistas”, esclarece Vitor.

A pousada oferece ainda um café da manhã regional, estacionamento para oito veículos, um recepcionista noturno e pequeno bosque onde o visitante pode atar a rede e descansar enquanto araras coloridas passeiam por seu galhos. Orienta sobre onde comer, fazer compras de artesanatos, doces e licores, sabonetes feitos com óleos e aromas da floresta, além de guia para acompanhá-los em giro turístico pela cidade, ou para viver aventuras na floresta.

Empreendedorismo ecológico
Vitor declarou que: “Embora tenha me formado em turismo o trabalho prático exige muitos conhecimentos e manhas que não se aprende na faculdade. Por isso minha vida passou por uma verdadeira transformação no momento em que procurei o Sebrae e a
Secretaria de Turismo que me apoiaram e passaram a apoiar minhas ações”.

Além de participar de uma série de cursos, treinamentos e debates promovidos pela Setul e Sebrae durante o ano passado, seus funcionários receberam treinamentos que vão desde a melhoria no atendimento aos clientes, até a forma de preparar e servir o café da manhã.

“Um dos momentos mais importantes deste treinamento foi ter participado da viagem promovida pelo Sebrae até Puerto Maldonado cuja realidade da população e do meio ambiente são muito semelhantes às nossas, mas que integrados à rota turística de Cusco já estão muito mais avançados no campo do ecoturismo”. Afirma ele para então acrescentar que: “Aprendi muito com eles e isso mudou meu conceito de ecoturismo tanto do ponto de vista empresarial quanto daquilo que os turistas realmente desejam quando vem visitar a floresta e conhecer nossa história”.

Localizada na rua 24 de janeiro em frente ao pólo moveleiro de Xapuri, a Pousada Ayshawa oferece de sexta a domingo hospedagem e café da manhã a R$ 40 e preços promocionais das segundas às quintas-feiras a R$ 30. Os interessados podem contatar pelo telefone (68) 3542-3295

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News