Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Raúl Castro e Cristina Kirchner dizem que Fidel está bem de saúde

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, encontrou-se nesta quarta-feira (21) com Fidel Castro, segundo a agência Noticias Argentinas. E no mesmo dia tanto ela como o presidente de Cuba e irmão de Fidel, Raúl Castro, garantiu que o ex-líder cubano está bem de saúde.

"Estive com Fidel, vi-o muito bem, foi um encontro emocionante", de meia hora, disse ela.
Em seguida, Raúl Castro afirmou que Fidel está “fazendo exercícios”, “pensando” e “escrevendo muito”.

Segundo Cristina Kirchner, Fidel disse a ela que havia acompanhado pela televisão a cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que lhe pareceu "uma pessoa sincera e com boas ideias", segundo a agência do governo argentino Telam.

A presidente argentina realiza uma visita a Cuba para renovar os laços políticos e econômicos e assinar acordos de cooperação.


Saúde de Fidel
A saúde de Castro, as incógnitas que semeia sua longa ausência e boatos sobre sua morte voltaram a se instalar nos últimos dias em Miami, "a outra Cuba", como exilados cubanos batizaram a cidade.

A última imagem divulgada do líder cubano Fidel Castro é de novembro de 2008, quando saudava o presidente chinês, Hu Jintao.

Dias atrás, no 50º aniversário da revolução que o sempre loquaz Fidel liderou na maior ilha do Caribe, mereceu de sua parte apenas um brevíssimo e frio comunicado de felicitações "ao povo heróico", comentaram.

Visto em público pela última vez há dois anos e meio, as "reflexões do comandante" na imprensa oficial eram seu mais recente veículo de contato, mas não são publicadas há um mês.

Semana passada, o presidente venezuelano Hugo Chávez comentou que o líder cubano Fidel Castro ainda "trabalha, escreve e acompanha a situação mundial".

"Recebi carta de Fidel. Todos sabem sobre a saúde dele, eu a conheço muito bem", declarou Chavez, respondendo a crescentes rumores sobre o estado do líder cubano.

No entanto, durante uma das edições seu programa radiofônico semanal, 'Alô Presidente', o próprio Hugo Chávez, principal interlocutor do velho líder cubano, chegou a fazer algumas referências à situação. "Sabemos que Fidel, aquele que percorria as ruas e povoados com sua figura de guerreiro, com seu uniforme, e abraçando o povo, já não voltará", disse.

Relações com a Argentina
Cristina Kirchner chegou domingo ao país, destacando o desenvolvimento da ilha na saúde e na educação, durante seu passeio pelo CIGB, uma das 50 instituições do pólo científico onde se fabricam cerca de 40 produtos biotecnológicos, incluindo vacinas, que Cuba vende para 50 países.

Essa é a primeira visita a Cuba de um chefe de Estado argentino em mais de duas décadas, após a de Raúl Alfonsín, em 1986. Nos últimos anos, as relações bilaterais se arrefeceram pelo caso da médica opositora Hilda Molina, que há 14 anos reivindica do governo cubano permissão para visitar o filho e seus dois netos em Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News