Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Procissão de São Sebastião em Xapuri reúne mais de 20 mil romeiros

Fiéis percorreram as principais ruas da cidade num percurso de quatro quilômetros. Muitos romeiros fizeram o percurso descalços e com tijolos na cabeça
Por:Tatiana Campos
Há 107 anos um grupo de 100 pessoas saiu às ruas em devoção à São Sebastião, santo padroeiro das guerras e pestes. Na época, a tensão entre brasileiros e bolivianos estava se acirrando e sete meses depois teria início a Revolução Acreana. Este é o início da procissão de São Sebastião, padroeiro da cidade de Xapuri, berço de uma das festas religiosas mais importantes do Acre.

De acordo com a Polícia Militar, mais de 20 mil fiéis participaram da Procissão de São Sebastião, que teve início às 16 horas com a Missa do Padroeiro. Os fiéis percorreram as principais ruas da cidade num percurso de três quilômetros de extensão. Muitos romeiros pagavam promessas fazendo a caminha descalço, com fitas na cabeça ou no corpo, que após a procissão foram colocadas na imagem de São Sebastião.

Maria de Nazaré de Faria, aposentada de Rio Branco, participou da procissão pelo quinto ano consecutivo. “Sempre recorro a São Sebastião quando preciso, principalmente em caso de doença. Preciso agradecer todas as graças que recebo. Tenho 70 anos e me sinto disposta, feliz e cheia de energia, isso já é uma graça e tento passar esta fé aos meus filhos”, comentou.

A cura de doenças muitas vezes nem diagnosticadas é a principal causa de agradecimentos dos fiéis. A seringueira Vera Lúcia Teixeira, 26, participa da procissão para agradecer a cura de uma dor de cabeça do filho mais velho, de 11 anos. Ela percorre a procissão descalça. “Eu fui atendida no meu pedido e agora venho agradecer a graça que recebi. O meu filho tinha uma dor de cabeça que não passava de jeito nenhum e os médicos não conseguiram descobrir o motivo. Recorri a São Sebastião e hoje meu filho não sente mais nada”, disse.

Uma dor de cabeça muito forte, não diagnosticada, e curada por intermédio de São Sebastião foi o que levou a romeira a fazer o percurso de quase quatro quilômetros com um tijolo na cabeça. “Quem recorre ao santo é abençoado se tiver fé”, comentou.

O padre Francisco das Chagas Monteiro, da Igreja de São Sebastião, ficou emocionado com a procissão e disse que o evento religioso superou todas as expectativas. Eram esperados 15 mil fiéis para a festa. Mais de 20 mil pessoas acompanharam a procissão.

“São Sebastião tem uma história muito bonita, de força e coragem. Ele teve a determinação de assumir a fé em cristo quando era um soldado romano e passou a ser perseguido pelo império. Foi pressionado a abandonar a fé cristã e não abandonou, sendo morto apedrejado após ser amarrado, pregado e flechado”, explicou o padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News