Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 3 de março de 2009

ATLAS LINGUÍSTICO DO ACRE E O FALAR ACREANO

Pesquisa linguística constata: homens acreanos apresentam maior número de alterações fonológicas em relação às mulheres. Dentre as alterações verificadas durante a pesquisa destacam-se: igarapé-garapé, árvore-árve, unha-zunha, três-trêis, melhorar-amelhorar e degrau-dregau


Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano


Integrantes do Departamento de Letras da UFAC estão construindo um Atlas Lingüístico do Acre que envolve a transcrição da fala de seringueiros acreanos e a observação, durante a transcrição, de aspectos como a pronúncia, a variação lexical e fonética, a escolha vocabular, os mecanismos articulatórios, assim como algumas alterações fonéticas como os metaplasmos e outros fenômenos fonéticos como a despalatalização, o consonantismo, o rotacismo, a realização das africadas e das palatais, entre outros.

O Atlas acreano é uma contribuição aos estudos dialectológicos e geolingüísticos do Brasil e apresenta a descrição fonética da língua portuguesa falada, particularmente, no Estado do Acre.

Uma amostra da riqueza do falar acreano foi levantada pela estudante Jacqueline Goes da Silva e pela professora Márcia Verônica Ramos de Macedo Sousa, do Departamento de Letras da UFAC, no acervo do Centro de Estudos Dialectológicos do Acre - CEDAC.

Elas usaram inquéritos feitos no Vale do Acre, nas zonas de pesquisa de Rio Branco, Plácido de Castro e Xapuri e o questionário específico transcrito contém 1.235 questões que abordam os campos semânticos natureza, homem e atividade. Os informantes, em número de doze, eram formados por dois homens e duas mulheres em cada localidade, na faixa-etária de 36 a 80 anos.

Entre os fenômenos fonéticos detectados, citam-se: despalatalização, o consonantismo, o rotacismo, a realização das africadas e das palatais, entre outros. Com base nos dados, pôde-se observar, também, que os falantes do sexo masculino apresentam um número maior de alterações fonológicas com 75% dos casos em relação aos informantes do sexo feminino como 50% dos fenômenos.

Detectaram-se ainda alguns fenômenos de Metaplasmos: 1. Supressão com presença de 80%dos casos como: iguarapé > garapé; mosquiteiro > mosquitêro, árvore > árve; trabalhando > trabaiano. 2. Adição com 60% dos fenômenos como em: unha > zunha, três > trêis; gavião >gaivião melhorar > amelhorar. 3. Troca com 30% das ocorrências: turvo > truvu; degrau > dregau; dormir > drumi.

Os responsáveis pelo estudo concluíram que as alterações fonéticas na fala do seringueiro acreano representam não somente a realidade lingüística de um ser isolado nos seringais amazônicos, mas que está presente na fala de muitos brasileiros, sobretudo naqueles que têm um menor grau de escolaridade. A descrição das variações no interior da língua contribuirá para estudos das variantes da fala acreana, bem como com a língua brasileira.

Ilustração: Agência de Notícias do Acre

Um comentário:

  1. olá pessoal, to gostando do blog, sera q podem me ajudar , sou um acreano de coração, apesar de nao ter nascido no estado,mas fui criado ate os 14 anos,sai em 92 e não mais voltei,mas com a internet,mato a saudade dessa terra que me ensinou os principios, costuma dizer se um acreano firmar um compromisso, pode ter certeza que será cumprido, pois é uma terra de HOMENS de carater refinado,deixa eu ir ao assunto senao fico horas a elogiar a terra que me acolheu, minha mae nasceu em boca do acre(AM)hoje acre, meu pai é de rio branco,hoje moram em goiânia e eu tambem,eu e meus pais e irmãs moravamos na izaura parente, minha mae aposentou como tabeliã do tribunal de justiça do estado, meu pai era bem conhecido na cidade, era taxista na praça proximo as casas roraima e foi por muitos anos gerente de operações da empresa de seus parentes" A MERCHED" empresa de transporte de valores segurança patrimonial,bem tive vários amigos na izaura parente(junior filho da dona paixao e seu domingos eram meus vizinhos eram donos da principal papelaria(deve ser dono ainda),vinicius,ricardo,mariuscha,filhos de seu marcelino.victor.michelangelo.quefren.daniel e o famoso e talvez principal colega JUNINHO PEREIRA O PERERINHA,filho do ilustre politico e prefeito algumas vezes de plácido de castro,enfim me chamo jefson apelido GEL, minha mae raimunda (raimundinha do tribunal)meu pai jose valdi(valdi da merched). caso alguem que utiliza esse canal reconhecer enviar um contato
    oculosvogan@hotmail.com

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News