Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sérgio Petecão quer Força Nacional para combater o tráfico na fronteira

O efetivo deverá trabalhar nos municípios de Assis Brasil, Plácido de Castro e os vizinhos Epitaciolândia e Brasíléia
Escrito por Assessoria do Parlamentar
Na condição de vice-presidente da Comissão da Amazônia e integração Nacional, o deputado Sérgio Petecão (PMN) enviou ofício ao Ministério da Justiça solicitando o envio de um efetivo da Força Nacional ao Acre. O efetivo deverá trabalhar nos municípios de Assis Brasil (fronteira tríplice Brasil-Bolívia-Peru), Plácido de Castro (fronteira com a Bolívia) e os vizinhos Epitaciolândia e Brasíléia (fronteira com a cidade de Cobija, Bolívia).

O deputado justificou o pedido em razão de problemas locais com tráfico de drogas, contrabando incluindo recursos da biodiversidade, roubo de carros e prostituição. "São problemas crônicos que precisam ser encarados com prioridade pelas autoridades competentes", disse o deputado.

Na solicitação, o deputado lembrou que a posição geográfica do Estado, no extremo Oeste brasileiro, e as fronteiras abertas e naturais com Bolívia e Peru, facilitam enormemente a ação de criminosos. E alegou que a enorme dimensão da floresta amazônica aliada ao pouco efetivo policial presente para o controle e fiscalização de fronteira faz das regiões lugares propícios para a disseminação de atividades ilícitas de todo o gênero.

Segundo o deputado, pouco a pouco a bandidagem vem tomando conta dos lugares e intimidando as pessoas, "criando um clima de intranqüilidade e insegurança crônica.É preciso dar um basta enquanto há tempo".

De acordo com o parlamentar, para evitar que o problema atinja dimensões assustadoras, é necessário a presença de uma polícia de elite. Segundo ele, é o caso de chamar a Força Nacional como agente de dissuasão, repressão e prevenção do crime, que vem sempre associado á violência.

Para o deputado, o Acre neste sentido tem de ter um tratamento diferenciado e prioritário em função de poder servir de porta de entrada, "para máfias e cartéis, hoje altamente profissionalizados e incrustados em muitos setores da vida moderna". E diz que é a partir deles que se financia todo o tipo de crime e a violência que explodem nas grandes centros urbanos. "É preciso agir preventivamente e estancar o crime nos locais de origem", insistiu.

Petecão afirmou ainda que o envio de um efetivo da Força Nacional para os municípios acreanos vai preencher uma lacuna, "que as autoridades locais não têm força nem estrutura para preencher". E garantiu que a ausência do Estado em algumas regiões da Amazônia tem dado margem a criminalidade, "que vive sempre na sombra e falta de pulso e resposta do Estado às necessidades de segurança".

Segundo o parlamentar, é visível a falta da Polícia federal nas regiões de fronteira, "por onde entra a grande maioria do arsenal de armas e drogas distribuídas em todo o território nacional".

Por isto mesmo, destacou o deputado, a própria Comissão da Amazônia e Integração Nacional realizou esta quinta-feira,28, uma audiência pública,para debater e sensibilizar as autoridades para a necessidade da presença de nossas forças especiais nas regiões fronteiriças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News