Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Causos de Xapuri

Pai e Filho...
Xapuri é uma arca de tesouros para histórias e as duas ultimas que chegou até mim é de dois grandes amigos: 

Pai..
Contam os esportistas mais antigos do município que no inicio da década de 70 quando o esporte de Xapuri era referência para todo o Estado do Acre e de destas terras saiam os melhores jogadores para times das cidades vizinhas, que os jogos de finais de semana, reunião grande quantidade de populares, era uma festa em família que contava com a participação de autoridades, pessoas de diferentes idades, visitantes e tantos outros nobres desconhecidos, e tudo isso com a cobertura da Rádio Educadora 06 de agosto no seu programa esportivo comandado pelo Xapuriense Andrias Sarkis, e nessa época uma das estrelas do esporte local era o Sr. José Rufino, que segundo relatos era "o cara" dentro das quatro linhas.

Pois bem, em um desses costumeiros domingos o Sr. José Rufino em uma partida de futebol, percebeu que havia levado ao campo uma nota de 5 mil cruzeiros  que em conversão atual  teria pouco valor, porém naquela época era dinheiro para "dar e vender" como dizem no jargão popular... e temendo deixar o dinheiro guardado, rapidamente enrolou a nota e amarrou-a no cordão de seu calção do uniforme do jogo e partiu para os 90 minutos em campo. Acontece que uma nota amarrada ao corpo não tem nenhuma segurança, e ao final do jogo, após ter marcado os dois gols da vitória do seu time percebeu que havia perdido o dinheiro e começa uma frenética busca pela cédula e os repórter local no seu encalço para entrevistá-lo, eis que quando consegue.. faz-se a pergunta...
- Como se sente por ter ganhado?
de imediato o sr. Rufino responde...
- Ganhar uma P..... eu perdi foi cinco paus meu....

Filho
Passados duas décadas do caso acima o filho do Sr. Rufino - Zezinho Rufino- em 1992 quando a política xapuriense tinha todos os atributos da verdadeira transliteração da palavra, os jovens realmente se interessavam  pela política. Época em os movimentos estudantis ainda tinham força com os grêmios escolares, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas, da Casa do Estudante Xapuriense, dos inúmeros encontros para discusão da realidade.. enfim era uma verdadeira escola política fazer parte desses grupos.

O Zezinho Rufino nessa época era um forte aliado dos movimentos estudantis e resolveu em 1992 se candidatar a vereador no pleito municipal. Acontece que  tinha-se um costume em Xapuri de na época das campanhas eleitorais de um determinado candidato sair fixando seus panfletos pela manhã nos postes, casas, mangueiras e placas da cidade e quando entardecia outro candidato de partido diferente sair retirando os do candidato anterior e fixando os seus no lugar.

Durante uma visita no bairro da Sibéira o Candidato Zezinho deixou visível inúmeros cartazes, placas e tudo que tinha direito para divulgar sua candidatura. Tão logo atravessa o rio chega a noticia de que um determinado candidato já estava a retirar seus panfletos... indignado pela faceta, mas sem poder retornar pois já estava meio atrasado para um comício que seria realizado no Bairro da Bolívia segue para seu compromisso.

Eis que na hora de seu discusso, Zezinho estava descontrolado ainda com o que havia acontecido e simplesmente pegou o microfone e proferiu as seguintes palavras.
-Meus eleitores só tenho uma coisa a dizer hoje para vocês...
Eu tô puto... puto... puto... puto... puto... puto... puto... puto... puto... puto... puto... puto... puto... puto...

E desceu do palanque, todos se entre-olharam e não entenderam bulhufas de nada.

PS- Zezinho Rufino é um grande amigo meu, com quem tive o prazer de ser colega de aula e poder no final da década de 80 e inicio da década de 90 compartilhar essas e outras tantas histórias.
- Na Eleição de 92 Zezinho ficou como suplente de vereador, deixando de ser eleito pelo quantitativo de 3 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News