Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Complicado

Na noite da ultima terça-feira(24) foi preso em casa o Jovem Fábio Júlio Souza após segundo as autoridades locais denuncia anônima e posterior revista na residência fora encontrado cerca de 14g de maconha em forma de tablete. A prisão do jovem suscitou entre algumas pessoas da comunidade xapuriense uma velha discussão sobre o que é tráfico e o que é porte de entorpecente para uso pessoal.

Não quero aqui ser “O do contra”, mais antes de mais nada gostaria de dar minha opinião sobre o fato, concordo com a prisão, porém discordo dos procedimentos que se seguiram posteriormente.

A Policia Xapuriense cometeu uma tremenda gafe em demonstrar que o caso tem muito mais cunho pessoal do que propriamente um serviço à sociedade. Prova disso foi a exposição ao ridículo na internet da figura do rapaz em trajes íntimos dentro de uma cela, interessante que jamais no município houve tal exposição até mesmo em casos bem mais escabrosos. Outra situação foram os termos utilizados na pagina virtual da Associação dos militares como “começou a tremer mais do que "vara verde" e mesmo valorização do apelido “vovozona” em detrimento do próprio nome. Portanto acredito que a prisão foi correta porém os procedimentos demonstraram que se precisa avançar e muito em separar a defesa do bem estar público das questões pessoais.

O que entendi até o momento a qualificação do jovem como “traficante”, mesmo que a policia já o vinha investigando, está fundamentada apenas em suspeitas com exceção do flagrante de porte do entorpecente encontrado na residência, o que na nova lei de drogas 11.343/2006 em relação ao usuário e/ou dependente não mais prevê a pena de prisão (art. 28). Porém é válido ressaltar e deixar bem claro que tal ato de porte deixou de ser formalmente "crime", mas não perdeu seu conteúdo de infração (de ilícito).

O que entendi é que diante da situação de que o acusado ter grande acesso à comunidade juvenil da cidade, por suspeitas anteriores e por pessoas que aproveitam a situação para falara o que querem sem mesmo terem a preocupação de provar já foram o suficiente para qualificar o rapaz como “traficante”.

Algumas situações que deveriam também ser observadas no caso não estão sendo, réu primário, residência fixa, emprego com carteira assinada, bom desempenho escolar entre outros, o que demonstra que quando alguém comete algum ilícito e fica sob a tutela do Estado, mesmo que toda a questão legal permita uma série de direitos esses não os são observados. O que me deixa triste é que tal situação é imparcial, valendo somente para alguns.

Como em Xapuri quem quer que seja que se levanta contra uma opinião formada é taxado de inimigo, então vou ser um grande inimigo por que nesse caso não estou defendendo o acusado mais cobrando das autoridades em especial da policia militar que consiga separar o pessoal do profissional. Depois não vejo nenhum motivo para comemoração como foi o alarde na prisão de 14 g de maconha, já que em Xapuri toda a comunidade é sabedora que “rola” infinitas vezes maior quantidade do que essa, como é o caso de vários enriquecimentos que pairam a ilicitude, aquisição de bens móveis e imóveis incompatíveis com a renda dos proprietários, porém como gozam de boa “fama” as autoridades locais se fazem de cegas.

Estou publicando uma foto do rosto do Fábio Júlio em respeito à dignidade dele, porque acho absurda a imagem divulgada pela própria autoridade policial.

5 comentários:

  1. Comcordo plenamente com voc meu professor, voc é apenas mais um dentre outros que não tem a minima coragem de abrir a boca comtra a autoridade, e pra mim eles não pegaram um traficante, e sim um usuario que não fazia mal a socedade. Equanto muitos fdp fazem pior na cara deles e eles não os enxergam, mais em fim ate a Policía parese que não quer mais nos protejer, sempre dão prioridade a ganacia esquecendo a educação e abusando do pode. ;s

    ResponderExcluir
  2. Parabens Joscires, ainda bem q temos pessoas como vc q tem coragem de falar o q pensa sobre essas autoridades q temos em nosso municipio,como postei no blog deles grande coisa fizeram prendendo um usuario como Fabio Julio

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante as informações postadas pelo blog, mas vale ressaltar que a lei 11.343/2006, em seu artigo 33, qualifica como tráfico de entorpecente, vender, dar mesmo que de graça, dentre outras situações, portanto, concordo que foi exagero como foi postado do blog xapuriamax, mas devemos levar em consideração que o cidadão Fábio Junior não era somente usuário de entorpecentes, mas como grande parte das pessoas que trabalham e ou frequentam a Escola Divina Providência, sabem que este cidadão iniciou muitos jovens na vida das drogas. Diante disso, concordo que foi exposto de forma exagerada, mas discordo que este cidadão seja somente usuário, sendo portanto louvável sua prisão, já que o pouco tempo que ficará preso, alguns jovens estaram livre de mais um aliciador ao consumo de entorpecentes.

    ResponderExcluir
  4. é isso aí jocires, concordo plenamente com você, já que ninguém tem coragem de abrir a boca e mostrar a realidade para esses que se dizem "autoridades", você realmente falou por todas as pessoas que concordam com você. Isso é um absurdo a polícia ter feito tal descrição do Fábio Júlio, e na minha concepção eles não pegaram um traficante como dizem , e sim um usuário entre outros que não faz mal a sociedade, e até onde saiba a pessoa ser usuário não é crime. Parece que a polícia não enxerga que tem uns fdp por aí que são traficante mesmo, e eles não fazem nada para combater isso, pelo contrário eles passam é longe dessas situações, pra mim o procedimento que eles tão fazendo ao caso do Fábio Júlio é inadequado à situação que aconteceu, tipo a imagem e o jeito que eles se referem ao nome dele é um absurdo, aah e claro mais uma vez o procedimento que estam fazende a esse caso pra mim não era pra ser, ele é um ser humano como todos nós .

    ResponderExcluir
  5. errou tem que pagar. parabens à policia de xapuri. criticar é facil o dificil é combater ilicitos....................

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News