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quinta-feira, 9 de junho de 2011

ENEM: sonho ou pesadelo?

Assunto que pautou a semana é discutido por especialistas
Educação em debate
O resultado do Enem em 2010 confirmou mais uma vez a desigualdade entre as escolas públicas e privadas. No Acre, após a decisão da reitoria da Ufac de aderir às notas do Enem para o vestibular 2011, uma série de debates permeia a sociedade. Até na Assembleia Legislativa o assunto ganhou envergadura. O Estado não classificou escolas entre as 50 melhores do Brasil. Entre as melhores da Região Norte, a escola Max Reino Encantado, do setor privado foi a 26ª colocada entre as 50 melhores. As inscrições encerram amanhã.

Para contribuir com o debate, o ac24horas escalou os repórteres Jairo Carioca e Ray Melo para ouvirem especialistas no assunto.

As análises são catastróficas. O professor da Fundação Bradesco, matemático Eraldo Assunção, especialista em ENEM, foi umbrático ao afirmar que o “sistema do ENEM é humanista, coloca os alunos no mesmo patamar e certamente não perdoará o aluno mal preparado”. O professor colocou no debate uma nova situação até então não questionada: os cursinhos preparatórios.

- Numa visão global, os cursinhos de pré-vesbulares não estavam preparados para aderirem ao ENEM no que concerne à forma de modalidade de ensino, vamos dizer assim. Os cursinhos não terão mais tempo de trabalharem de uma forma construtivista como o ENEM exige. Isso requer uma demanda de tempo para trabalharem – afirma o especialista.

Os aspectos, como cita o professor, exigem estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando modelos diferenciados para compreender as concepções dos alunos, orbitando num sistema que permita relacionar e ao mesmo tempo diferenciar dos conceitos científicos aprendidos nas escolas.

- Portanto, faz-se necessário um maior empenho do estudante para se “sintonizar” efetivamente com a prova, num esforço a mais, que deixe de lado essa tal de “decoreba” que muitos cursinhos e escolas entre públicas e privadas praticam, principalmente nas disciplinas de matemática, física e química. Os alunos têm que ter conhecimento próprio, conhecimento de mundo e, principalmente, de seu cotidiano relacionado a essas disciplinas – destacou Eraldo.O professor não deixou de criticar a Universidade Federal do Acre, que para ele, não terá o trabalho de elaborar as provas do vestibular, bem como não correr o risco de uma futura impetração judicial para o cancelamento do certame como aconteceu em 2010.

Ele chama atenção para a tendência de universalização do ENEM. Como bom matemático, Eraldo colocou no quadro a formula de Báskara para o Estado resolver. Para ele, a grande missão é a adequação das escolas “a esse modelo de ensino, praticando uma forma mais ampla de ensinar/aprender, com aulas diferenciadas que fogem de todo esse paradigma que perdura por muitos anos”, concluiu.

A secretaria de educação do Estado tem feito ouvido de mercador diante das enxurradas de críticas feitas até por deputados de situação. Alunos do curso de História prometem uma grande manifestação para o que chamam de forma “arbitrária” como a Reitora Olinda Batista aprovou 100% do Enem para o vestibular 2011.

Na sequência de matérias, vamos conhecer a metodologia aplicada pela Escola Max Reino Encantado, única do Estado classificada entre as 50 melhores da Região Norte. O repórter Ray Melo ouvirá a Universidade Federal do Acre.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
js.carioca@hotmail.com
Rio Branco - Acre

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