Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

A Novela Álcool Verde

* Líder do governo garante que solução final para o caso virá em breve

A álcool verde, a primeira usina de produção e beneficiamento de álcool implantada no Acre no ano passado já rendeu dor de cabeça para muita gente, foi embargada antes mesmo de começar a produção e é tema de discussões infindáveis pelos quatro cantos da cidade seja em qual época for. Para não fugir a regra a Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã de ontem foi palco para inúmeras explanações sobre a indústria de álcool. Da tribuna da casa veio a promessa do líder do governo, Moiséis Diniz, de que nos próximos dias o governador do Estado apresentará a solução final sobre o impasse que envolve a álcool verde.

No inicio do no começou o processo de demissão de funcionários da Álcool verde que teve que parar os trabalhos após o embargo realizado pelo Ministério Público Estadual que exigiu que a empresa fizesse algumas regulamentações para se ajustar as regras ambientais vigentes. Moiséis Diniz é categórico em dizer que em breve o governador do Estado, Binho Marques, apresentará solução final sobre a questão da usina.

Moiséis afirma que a usina sempre teve total apoio do governo e que o governador empenhou a palavra de que manterá este apoio dado a álcool verde. Ele diz que ao há por que politizar esta questão. “Não tem por que transformar isto numa questão política. A empresa está fazendo as correções exigidas pelo MPE e logo tudo ficará bem”, simplifica o líder do governo.



No último semestre do ano passado a pedido do Ministério Público do Acre, a justiça determinou a paralisação de todas as atividades da usina. A Promotoria de Meio Ambiente levantou uma série de questionamentos sobre os efeitos do cultivo da cana de açúcar.

Um grupo de empresários investiu R$ 20 milhões para implantação da usina que até 2015 pretende produzir três milhões de toneladas de cana em 30 mil hectares. A primeira colheita foi prejudica em vista do embargo.

A ênfase dada por Moiséis Diniz se deve ao fato de que alguns segmentos da imprensa insinuaram que havia morosidade por parte do governo em relação a álcool verde e que o governador não é simpatizante deste projeto de álcool aqui no Acre.

Para Luiz Gonzaga (PSBD) é urgente que se apresente tais medidas e que a usina de beneficiamento de álcool possa começar a produzir o papel que lhe cabe. “A população do Acre não tem como sair da política do contracheque se não for através de empreendimentos como estes”, diz.

A álcool verde começou nascer em 2005 quando a Aleac aprovou a lei autorizando o Governo do Acre a adquirir do Banco do Brasil a massa falida da extinta Alcobrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News