Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Testemunha chave do caso Chico Mendes foi abandonada após julgamento

Genésio teria se envolvido com álcool e drogas, vivendo hoje como peão de fazenda no interior do Pará

O garoto Genésio Ferreira da Silva, hoje com 33 anos, e que foi a principal testemunha de acusação responsável pela condenação de Darly Alves da Silva como mandante da morte do líder seringueiro Chico Mendes ao afirmar perante o Tribunal do Júri que "teria ouvido o fazendeiro dar a ordem para o filho, Darci, matar o desafeto", foi abandonado pelas entidades que lhe prometeram proteção em troca da delação.

Segundo informações, Genésio teria se envolvido com álcool e teria se transformado em dependente químico, vivendo hoje como peão de fazenda no interior do Pará, local para onde se dirigiu após percorrer vários locais do país ao ser abandonado pelo jornalista Zuenir Ventura.

O envolvimento de Ventura com o caso Chico Mendes foi tanto que ele chegou a se tornar "tutor" do adolescente Genésio. Em Xapuri, o menino corria risco constante de vida. A Justiça então decidiu transferi-lo para Rio Branco, sob a tutela de um policial militar. Veio então a idéia, sabe-se lá de quem, de colocar a testemunha sob tutela do jornalista, que prontamente aceitou.

Foi assim que o piá de cabelos oxigenados finalmente foi morar na praia, no Rio de Janeiro, local onde permaneceu em companhia de Zuenir, recebendo diariamente visitas de jornalistas, juristas e líderes ambientalistas do mundo todo, a maioria interessada em criar um ícone na forma de mártir para legitimar o movimento ambientalista, crescente naquele momento. Para eles a condenação de Darly seria indispensável para a atmosfera política que planejavam criar, o que acabou dando certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News