Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Lula diz que Europa tem 'preconceito' contra imigrante

O Medo do imigrante na Europa é provocado por falta de emprego, disse Lula em discurso sobre direitos humanos para empresários em São Paulo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (24) que os países europeus têm "preconceito" contra imigrantes por conta do "medo" da falta de emprego. Lula esteve em São Paulo para abertura de seminário de empresários sobre responsabilidade social.

Na semana passada, o Parlamento Europeu aprovou nova lei sobre o retorno de imigrantes ilegais.

"O mundo que nós chamamos de desenvolvido é talvez a parte do mundo hoje mais preconceituosa do que o Brasil e outros países. O grande problema é o preconceito contra a imigração, é o medo de perder o status quo, é o medo de perder o emprego, é o medo de ter alguém ocupando seu espaço. Isso é um problema extremamente sério em toda a Europa", afirmou o presidente.

Lula disse que "só há uma solução para isso": o desenvolvimento dos países pobres. "Não é proibindo pobre de ir para a Europa, é ajudando a desenvolver os países pobres. Por isso que falamos tanto na construção de parcerias. Para que a gente possa produzir o etanol e o biodiesel em alguns países pobres que precisam de produção. Ainda não nos entenderam, mas vão nos entender", discursou.


Etanol
O presidente também defendeu o etanol brasileiro feito a partir de cana-de-açúcar e considerou como "falsas acusações" as críticas do uso de trabalho escravo para o corte da cana no país.

No fim do mês passado, a Anistia Internacional (AI) divulgou relatório em que demonstrou preocupações com abusos de direitos humanos no setor de cana. "Trabalho forçado e condições de trabalho exploradoras foram registrados em muitos estados, inclusive no setor de cana-de-açúcar, que cresce rapidamente", afirmou o relatório anual de 2008, com dados referentes a 2007.

"Na medida em que Brasil começa a ganhar mercado, ocupar espaço que antes eram de outros países, vamos enfrentar embates, como os que uma empresa enfrenta com outra. Temos de criar estratégia para vencer o debate. Para que a gente possa dizer claramente que as condições de trabalho [no corte de cana] não são como sonhamos, mas que não aceitamos que falsas acusações coloquem obstáculos a coisas que o Brasil faz lá fora", afirmou o presidente em discurso a empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News