Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Acre, Peru e Bolívia discutem desenvolvimento sustentável

POr: Silvania Pinheiro - Alto Acre
Com o objetivo de discutir o desenvolvimento local, sustentabilidade e organização popular, o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), está realizando em Rio Branco, no Horto Florestal, o Seminário do PAT (Programa Amazônico Trina-cional) com o tema: “Melhores Práticas para o desenvolvimento sustentável na região do Alto Acre e Capixaba”.

O evento envolve debates do programa em várias esferas, destacando atividades e resultados esperados, além de reunir experiências de organização popular do Brasil, Peru e Bolívia para troca de informações sobre suas lutas e reivindicações nas áreas de desenvolvimento local e sustentabilidade.

“O nosso principal objetivo com esse debate é buscar um processo de articulação dos movimentos sociais acreanos, bolivianos e peruanos para uma organização que culmine com a nossa participação no Fórum Social Mundial”, disse o vice presidente do CNS no Acre, Júlio Barbosa.

Na quinta-feira passada aconteceu a abertura do seminário com a presença de representantes dos três países com uma exposição sobre o contexto e perspectivas de desenvolvimento regional e foi encerrado com uma atividade cultural lembrando os 20 anos da morte de Chico Mendes.

Ontem, sexta-feira, foi a vez de discutir a Amazônia e suas questões, partindo então para a divisão de grupos de trabalhos. Hoje, será composta uma mesa para discutir as experiências de organização popular pelo desenvolvimento e sustentabilidade.

Amanhã, domingo, será o dia de encaminhamento de propostas de articulação da região amazônica com informes sobre o processo do Fórum Social Mundial.

“Estamos bastante satisfeitos porque o encontro tem correspondido as nossas expectativas, principalmente com relação a participação dos nossos irmãos bolivianos e peruanos, que contam em sua delegação mais de 30 pes-soas”, ressaltou Júlio.

O encontro termina na segunda-feira, dia 21, com uma visita a experiências de organização popular e políticas públicas em Xapuri e Brasiléia como a fábrica de preservativos de Xapuri, ao abatedouro de frangos e a usina de beneficiamento de castanha.

Fazem parte também da organização do seminário a Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetacre), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Grupo de Trabalho da AmazÔnia (GTA) e Comitê Chico Mendes, com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado, Sinteac, Governo Federal, Caritas Brasileira e Caritas Francesa.

O que é o PAT - O PAT é um programa que beneficia os municípios de Xapuri, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Capixaba, beneficiando 430 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News