Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Avião militar cai na fronteira do Brasil e deixa um morto

Usado para treinamento, o avião caiu em Cobija, na divisa com o Acre, logo após a decolagem.
Por Alexandre Lima – Cobija/Pando
Um avião monomotor modelo Cessna prefixo 172 da Força Aérea Boliviana caiu na sexta feira, às 11h30 local (12h30 horário de Brasília), logo após levantar vôo do aeroporto internacional Capitão Aníbal Arab Fadul, na capital do Departamento de Pando. A cidade faz fronteira com o Acre. A aeronave era usada para treinamento militar.

Havia cinco pessoas a bordo — dois oficiais bolivianos, e três civis, entre os quais uma criança. Hiroshi Shimokawa, 24, morreu em conseqüência do acidente. Ele chegou ainda com vida ao hospital Raimundo Galindo, de Cobija, mas não resistiu aos ferimentos. Shimokawa morreu enquanto recebia os primeiro socorros. Parentes dos ocupantes chegaram a socorrer as vítimas no local do acidente.

Além de Shimokawa estavam a bordo o tenente-coronel Juan Carlos Mercado, 47; o tenente-de-aviação Fabian Pardo, 29, e os civis Alberto Shimokawa, 36, e sua filha, Naomi Shimokawa, de 7 anos. Os dois militares sofreram várias escoriações pelo corpo e estão em observação. Um deles está em estado de coma. A criança foi a que ficou em estado grave. Teve a bacia quebrada e passou por uma delicada cirurgia. Naomi e o pai estão fora de perigo.

As reais causas do acidente ainda são desconhecidas. Segundo um operador de vôo do aeroporto de Cobija, os pilotos faziam um sobrevôo de reconhecimento sobre a cidade. Há boatos de que o piloto estaria sob efeito de bebida alcoólica na hora da decolagem. As autoridades bolivianas não confirmam essa informação.

Forte rajada de vento
O controlador informou que, após levantar vôo, já no final da pista, o avião militar foi atingido por uma forte rajada de vento. A intensidade do vento, segundo ele, fez com que a aeronave perdesse o controle e caísse em seguida.

A queda do avião mobilizou a cidade. Dezenas de curiosos e parentes das vítimas correm para o hospital Raimundo Galindo, em busca de mais detalhes sobre o acidente. Parentes das vítimas desmaiaram ao saber da morte de um dos ocupantes do avião.

Só depois de muita insistência, as autoridades bolivianas permitiram que jornalistas bolivianos e brasileiros se aproximassem do local do acidente. A grande quantidade de combustível impediu que os jornalistas chegassem muito perto dos destroços do avião.

O comando da Força Aérea Boliviana ainda não se manifestou sobre o acidente. A Aeronáutica boliviana deve enviar uma equipe de especialistas ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News