Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Sábado de Reflexão

No sábado que antecedeu as eleições sem nada pra fazer, Lei seca instituída, o jeito foi ficar em casa e assistir televisão e no programa do Serginho Groisman, Altas Horas, da Globo o tema do dia era um debate com Lulu Santos, Zeca Baleiro, Roger (Jogador do Corinthias), Débora Secco acerca da corrupção, tema tão em voga nos meios de comunicação.

Lulu Santos enfatizava como o povo brasileiro é incoerente com seus julgamentos e opiniões. Enquanto condenamos a corrupção no Governo, no cenário político, não dá conta o quanto a população está corrompida deixando este mal enraizar em nossa alma, no nosso cotidiano, nas nossas vidas como se fosse à coisa mais natural do mundo, e não é, a corrupção é um grande mal que precisa ser combatido porque ela destrói sistemas, culturas, povos, leis, escolas e impérios. Lulu Santos explicou que a corrupção esta tanto na justiça, quando libera dois irmãos que mataram um cidadão, ou em nós mesmo quando tentamos livramo-nos de uma multa e oferecemos dinheiro ao guarda. Ela esta em todos os setores da nossa sociedade e sempre espreita a nossa volta.

TRoquei de canal e por coincid~encia acabei assistindo outro debate na REDE VIDA de televisão, onde um palestrante fez um comentário quando disse que a corrupção é um mal que não se pode eliminar, mas pode-se combater e diminuir sua influencia na sociedade e que infelizmente muita das vezes vem inserida na própria genética do individuo é quase como uma doença, um mal que assola a sociedade em todos os lugares e em todos os tempos.

Muitos corruptos não gostam de ser tachados por este adjetivo e muitas vezes confundem-se e pensam que corrupção é só roubar, furtar, assaltar, desviar verbas, passar cheques sem fundos, não pagar dívidas, enganar os outros. Corrupção vem a ser o Ato ou efeito de corromper; decomposição, putrefação. Devassidão, depravação, perversão. Suborno, peita. Tudo aquilo que fere as leis, destroem o funcionamento normal da sociedade e diversos setores essenciais para a população tanto na educação, na saúde, no trânsito, na habitação, enfim em todos os setores que beneficiam diretamente a população em geral e geram desordem, injustiças, insatisfação, intrigas, decadência podemos dizer que é corrupção.

A corrupção pode ser em nível de menor ou maior intensidade, mesmo assim não deixa de ser corrupção e trás conseqüências nefastas onde ela esta sendo praticada.
Quando um funcionário não vai trabalhar e coloca sua esposa em seu lugar e não há nenhuma lei que o proteja, apenas o favorecimento político, esta substituição é ilegal, podemos dizer que é corrupção. Quando na escola tem seis bibliotecárias e a biblioteca não funciona a contento e em alguns turnos esta fechada e os livros não são bem cuidados e estas bibliotecárias estão em outros setores praticamente sem fazer nada e os alunos prejudicados sem acesso aos livros isto é corrupção. Quando professores que estão cansados de salas de aulas e por favorecimento políticos são deslocados para setores como tv escola, laboratórios de informática, setor pessoal desfalcando o quadro de professores e os alunos ficam sem aulas isto é corrupção.

Quando um diretor ou vice-diretora é uma universitária, sem experiência profissional, sem um mínimo preparo técnico e comanda profissionais experientes, muitos com pós-graduação é uma tremenda quebra de hierarquia, isto é corrupção. Quando se contrata uma empresa sem licitação, sem consultar os diversos setores da escola e não se presta conta de nada, isto é corrupção. Quando professores capazes, experientes, com projetos riquíssimo, que dão a vida pela educação com pesquisas, estudos, dedicação exclusiva e competência, simplesmente são trocados por professores inexperientes, jovens sem um mínimo preparo profissional, além de ser sacanagem, isto é corrupção. Enfim tudo que numa escola deturpa e fere as leis básicas de funcionamento normal gerando estúpidas injustiças e não respeitando o coletivo ISTO É CORRUPÇÃO.

Perdoem-me os corruptos, mas é isto que vocês são CORRUPTOS, porém isto não é motivo para querer expulsar, denegrir, caluniar, ferir e muitas vezes aos extremos matar seus opositores a CORRUPÇÃO tem solução. Para o corrupto existem remédios como mudanças de atitudes, de métodos, aprendam o respeito ao próximo, um pouco de humildade, sentido de coletividade, uma pequena dose de ética e moral e acima de tudo PROFISSIONALISMO, palavra tão esquecida no meio educacional.

Numa escola o objetivo maior é o saber, a arte, a cultura, a pesquisa, o desenvolvimento da inteligência, o esporte, o lazer, o bem estar físico e mental de alunos professores e funcionários. Aos honestos meu apelo maior, NÃO TENHA MEDO DE SER HONESTO LUTE POR ISSO, É DIREITO SEU. Aos corruptos; DEIXEM-NOS EM PAZ QUEREMOS TODOS TRABALHAR E DAR UMA EDUCAÇÃO DIGNA AOS NOSSOS ALUNOS QUE TANTO MERECEM E PRECISAM DE RESPEITO E DEDICAÇÃO DOS PROFESSORES E DA ESCOLA EM GERAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News