Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Dilema do Natal

Há um verso de um poema do Mestre Machado em que ele perguntava:-“mudou o Natal ou mudei eu”?

O certo é que faz tempo que o Natal não é mais a festa da família, da confraternização,das preces conjuntas,da tradição e das grandes consoadas; mesas fartas, o perú reinando sobranceiro, a macarronada caprichada,as frutas secas,o ponche(receita,segredo de cada família, guardado a sete chaves),o champanhe. Hoje,o Natal é a festa do Deus Consumo.

Ficaram em segundo plano,as celebrações religiosas e seus coros natalinos que encantam,a Missa do galo,missa injusta,aliás,pois o festejado é o galo,mas,quem é comido é o peru. Foram substituídas pelos alegres enfeites das lojas e dos importados da nossa patricia Cobija,cada vez mais atrativos do que as velhas igrejas e seus cantos Natalinos e até mesmo gregorianos.

Restaram as músicas; o “Jingle Bells”, "and so merry cristmas" importado, as velhas canções portuguesas como o lindo “Adeste Fidelis”, o “Noite Feliz”,tocado e cantado por todos, e a clássica infantil, com o belo versinho, tão verdadeiro:Papai Noel vê se você tem, a felicidade prá você me dar. ops é só da minha época né.... to velho....

E, essa tal felicidade, no Natalela chega? Pressurosa, para as crianças com seus brinquedos, para a velha senhora que recebe os filhos e netos,para o comerciante, contando os lucros, chega com a visão da bela mesa posta para a ceia, o rebrilhar das pratas e dos cristais, o perfume dos incensos e das velas, as luzes feéricas das mangueiras elétricas s seus pisca-piscas cada dia mais sofisticados, pois o Natal é a festa da luz; ou,como escreveu um conhecido que é um grande escritor(embora ele nem suspeite disto):”Deus por entre temperos e açúcares”.

Mas,a verdadeira luz tem que brilhar de dentro para fora; a gente tem que estar de bem consigo mesmo,interagir com nossos semelhantes, doar;

Natal também é doação. Doação de si mesmo, esparzir a sua luz sobre todos, espalhar felicidade e, sobretudo, agradecer. Agradecer o Bem e o Mal. O Bem, visto como recompensa, e o Mal,como aprendizado.

Alguns se dizem cansados do Natal:a mesmice, os mesmos votos, a mesma festa, os mesmos presentes, a mesma ceia.Como o poeta Drummond, mineiro bão, escreveu:
“menino,peço-te a graça de não fazer mais poemas de Natal.
Uns dois ou três,inda passa.
Industrializar o tema eis o mal.”

Calo-me!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News