Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Opção Cultural

Estive no final de semana visitando o Museu Xapuri, coisa que fielmente faço toda as semanas devido as boas conversas com o meu amigo Clenis Alves, curador das exposições daquela instituição, que com um conhecimento amplarmente sistematizado sobre a área acaba inebriando os visitantes com os contextos históricos formais, bem como as de origem popular.

Tive a grata satisfação de encontrar no Museu, uma nova exposição do Artista Mato Grossence Wagner San, que mistura surrealismo moderno com desenhos de nus artísticos e que deveras deixa os observadores meio que confusos na interpretação das obras e esculturas, já que essa é a intenção segundo o Artista.

Maior foi minha satisfação que o próprio artista acompanhado de sua inseparável “negrona” bicicleta da cor em epígrafe, me acompanhou fazendo uma leitura de sua intenção ao montar cada peça e\ou desenho... Wagner San é uma pessoa extremamente simples, livre de espírito e de modelos sociais, com uma postura única de humildade, como sempre digo, é um espírito rippie com upload de modernidade... natural de Bodoquena, em pleno pantanal Mato Grossence, San já rodou meio mundo e veio parar em terras xapurienses a Convite de Elenira Mendes – Filha de Chico Mendes – no intuito de fazer uma coleção de obras sobre a vida de seu Pai, mas como em Xapuri quem chega, fica, ele foi ficando, ficando e ficando e já está com quase três anos em terras xapurienses, responsável juntamente com Clenis Alves, pela criação do Grupo Artístico Arte na Ruína, já colheu bons frutos por essas bandas, participou e promoveu de inúmeras apresentações no Estado, vencedor na modalidade escultura de importante concurso da Fundação Cultural do Acre, com projeto aprovado no documentário Revelando os Brasis do Ministério da Cultura, recém chegado de exposições de seu Estado de origem, para integrar a Equipe da semana Chico Mendes, montou a Exposição como atividade correlata do evento principal.

Segundo San a intenção é impressionar os visitantes e leva-los a uma reflexão no sentido de compreender a realidade que o cerca, principalmente no tocante ao uso exarcebado dos recursos naturais e no consumismo desenfreado vivenciado pela sociedade atual, para isso logo na entrada tem-se um mural de limalhas e costaneiras de madeira provindas da madeireira local que serve de cortina meio transparente para o saguão do Museu, na ponta das madeiras estão dispostas latas do refrigerante Coca Cola, que segundo o artista é o “fruto maldito” da sociedade moderna – para se entender esse fato, tem que conhecer o artista que é vegetariano e não tem quem o faça beber algum refrigerante produzido pela Coca Cola Company – o efeito desta muralha é muito interessante e nas suas palavras surrealista, na parte interior vê-se espalhados a especialidade do artista que são os desenhos de nus artísticos, nada que fere os olhos, algo estilizado que leva o observador a entrar numa percepção de mostra e esconde, já que os desenhos em si, se caracterizam em uma penumbra meio que surrealista.

Muitos dos desenhos estão dispostos sobre pó de serra, outra jogada de mestre do artista.

Até mesmo os pedestais de suporte aos desenhos foram confeccionados em costaneiras e limalhas (refugos de madeira), o que dá uma visão bastante interessante.

Outra obra bastante interessante na exposição são as cortinas que adornam as portas produzidas de folhas desidratas e emolduradas por casca de arvores o que de fato me deixou bastante alegre com a criatividade de San.

No Museu Xapuri além da exposição do artista Wagner San, também podem ainda ser vistas algumas obras do artista xapuriense Clementino Borges, que já tem uma trajetória muito significativa pelo estado com seus trabalhos, onde entre muitas outras coisas já foi o ilustrador de cartilhas da Secretaria de Meio Ambiente, Venceu Concursos da Fundação Cultural de desenhos, desenvolveu projetos junto a Fundação Elias Mansour, ultimamente executou projeto junto a crianças e adolescentes da comunidade xapuriense sobre criação artística e desde o mês de novembro está com a exposição de alguns de seus trabalhos que por sinal são lindíssimos.

Clementino é um jovem muito esforçado de origem humilde, desde muito cedo apresentou grande vocação para o desenho artístico e como em Xapuri não encontrou possibilidade de desenvolver seu conhecimento na área, acabou mudando-se para a Capital acreana, onde com pouco tempo constitui-se como nome conhecido da área artística, bastante solicitado para alguns trabalhos.

O artista apresenta uma série de telas que retrata paisagens da história acreana, cotidiano amazônico e paisagens. Com traços fortes e despreocupados com a dimensão seus desenhos, e suas telas levam a uma perplexidade de compreensão que alimenta o imaginário do observador. Gostei e gosto muito dos trabalhos do artista.Infelizmente nem perguntei se podia retratar pelo menos um dos seus trabalhos, já que o mesmo não estava presente e como propriedade intelectual é coisa que respeito, fico devendo a publicação de uma tela do artista assim que obtiver autorização.

Fica a dica de visita ao Museu, garanto que vão gostar, além das exposições naquele local poderão conhecer um pouco mais da história da querida princesinha do Acre – Xapuri – bem como objetos e mobiliário que remonta algumas décadas.

Boa Visita!!!

Um comentário:

  1. Olá, Joscíres,

    fico encantado com a forma sublime com que, através de suas palavras, convida o leitor a visitar o nosso Museu do Xapury.
    Gostaria de acrescentar apenas mais um detalhe: a exposição, na parte das telas, conta com os trabalhos de Clementino e mais três artistas locais: Rômulo, Roberto e Antônio Silva.
    Grato pelo incentivo a visitação ao Museu do Xapury como forma de ampliação do campo de cultura individual e coletiva, reitero o convite para visitar a exposição/instalação - a você e seus leitores.
    Um abração.

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News