Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Família decide fechar casa onde morava Chico Mendes

Viúva Ilzamar Mendes afirma que família não tem dinheiro para manter casa aberta e que Governo não apóia Fundação Chico Mendes

Rutemberg Crispim, da Agazeta.net
Ilzamar Mendes diz que Governo firmou convênio com todos os sindicatos de Xapuri, mas Fundação Chico Mendes ficou de fora

Quem visitar Xapuri a partir desta semana, não poderá mais conhecer de perto a história de Chico Mendes. É que a casa onde o líder seringueiro morou e foi assassinado está fechada. Familiares afirmam que há um ano estão mantendo o espaço aberto, sem apoio do Governo, mas agora decidiram fechar por falta de recursos financeiros.

“O Governo firmou convênio com todos os sindicatos aqui em Xapuri, mas deixou a Fundação Chico Mendes de fora. Temos cinco funcionários, uma despesa mensal de R$ 1,5 mil com energia elétrica, um carro financiado e não estamos com condições para continuar funcionando. Quem mais se beneficia com a história do Chico é o Governo, mas não nos ajuda em nada”, afirmou Ilzamar Mendes, ex-esposa de Chico Mendes.

Ilzamar Mendes reclamou que, desde quando iniciaram as obras de pavimentação da rua que passa em frente à casa de Chico Mendes, vários foram os prejuízos para a Fundação.

“Até a árvore que ficava em frente morreu. Tudo porque deixaram uma máquina parada e muito óleo foi derramado. Semana passada, o Corpo de Bombeiros derrubou a árvore, e parte dela danificou a estrutura da casa. O que mais chama atenção é que o espaço foi tombado pelos Governos Federal e Estadual”, disse.

Para Ilzamar Mendes, falta boa vontade por parte do Governo do Estado, que, para ela, “é o maior beneficiado com a história de Chico Mendes”. “Eles trazem pessoas de todo os lugares para visitarem a casa, mas não dão nenhum apoio. Temos uma dívida de R$ 4 mil com a Eletroacre, pois não pagamos dois meses de energia. O Binho fechou as portas do Governo para a história do Chico”, desabafou.

Governo diz que Fundação não prestou contas de convênio
Ilzamar e Chico na década de 80: seringueiro e líder sindical ficou conhecido mundialmente por sua luta em favor das causas ambientais (Foto: Divulgação)Através da assessoria de comunicação, o Governo do Estado informou que não firmou convênio com a Fundação Chico Mendes porque não houve prestação de contas do convênio anterior.

De acordo com a assessoria de comunicação, o Governo não pode desobedecer a legislação e dar tratamento diferenciado para uma Fundação.

Em relação à árvore, a assessoria do Governo informou que, a pedido da Prefeitura de Xapuri, a Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou um relatório informando que não houve contaminação do óleo e que “foi morte natural”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News