Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Xapuri é o primeiro municipio a criar o Conselho Municipal de Atenção às Drogas

Conselho Estadual de Entorpecentes realiza curso em Xapuri
Nonato de Souza (Assessoria Sesp)Representantes de diversas instituições de Xapuri participaram de um curso de Formação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso abusivo de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Fotos: Assessoria Sesp)

Representantes de diversas instituições do Município de Xapuri estiveram reunidos na última sexta-feira no Seringal Cacheira e no sábado para encerramento no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental Anthero Soares Bezerra. Eles participaram de um curso de “Formação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso abusivo de Álcool, Tabaco e outras Drogas”.

O curso foi ministrado pelo coordenador do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) professor Mário Elder de Melo Lima. A aplicação do curso aconteceu na pousada ecológica do Seringal Cachoeira. O encerramento e a entrega dos respectivos certificados aconteceram na manhã de sábado,4.

Presentes ao evento, o secretário de Segurança Pública (SESP) Ildor Reni Graebner, diretor de operações da Sesp, Alberto da Paixão Nascimento, o Secretário Especial da Juventude,Thiago Higino e o prefeito de Xapuri,Ubiraci Vasconcelos, Secretário Municipal de Educação João Ribeiro, Coordenadora do Núcleo de Educação de Xapuri Profª Zila Carvalho, Subcomandante da Policia Militar de Xapuri Sgt Fadul, Representantes da Camara municipal entre outros

Trinta e cinco representantes de diversas instituições públicas e privadas, Núcleos de Educação, Conselhos estadual e municipal de Saúde, Polícia Militar (Proerd), Policiamento Comunitário, Escolar e Florestal, Conselho Tutelar, Igreja, Federações e Sindicatos, estão capacitados à atuarem, como multiplicadores nos cursos de prevenção as drogas.

Avaliação do curso
O coordenador Estadual do Conen, Mário Elder,disse que a atual administração estadual tem priorizado a implantação de políticas preventivas contra as drogas ilícitas no Estado. “Nunca fizemos encerramento de um curso semelhante coma presença de um secretário. Quando o secretário Reni não pode participar, se faz representar pelo seu diretor de operações, o Delegado Alberto da Paixão”.

Mário Elder explica ser prazeroso treinar as pessoas para se prevenirem contra as drogas. “A dependência química é uma doença social, com características de epidemia, com custos econômicos e sociais vultosos. O dependente químico é um cidadão debilitado, tem sua capacidade produtiva entorpecida e pode vir a causar grandes danos aos outros cidadãos, à sociedade e a si mesmo”.

Prefeito Ubiraci agradece apoio político
Xapuri tem uma população de 11.965 mil habitantes e fica distante de Rio Branco 156 quilômetros. O acesso facilitado por via terrestre asfaltado deixa vulnerável às ações dos narcotraficantes que migram da capital.

Durante o encerramento do curso o prefeito Ubiraci Vasconcelos assinou a Lei nº 659de 02 de junho de 2011, criando o Conselho Municipal de Atenção as Drogas (Comad). Ele garantiu que os conselheiros serão nomeados entre os dias 20 a 24 do corrente, quando acontecem as atividades da Semana Nacional Antidrogas.

Reconheceu o esforço do Governo do Estado para combater o uso de drogas ilícitas e agradeceu o esforço concentrado da Câmara de Vereadores do seu Município ao aprovar em tempo recorde e por unanimidade o Decreto de Lei, “numa demonstração inequívoca que a classe política de Xapuri também está engajada nesta luta”.

Segurança sem tolerância com traficantes
O Secretário de Segurança Pública, Reni Graeber, garantiu aos participantes que as políticas de prevenção e combate as drogas são prioridades no plano de metas elaborado pela Sesp para os próximos quatro anos. É uma determinação pessoal do governador Tião Viana para não economizar esforços, seja no apoio operacional, logístico e técnico, para o sucesso no desempenho dessa política.

Graebner disse que o resultado dessa política, são apreensões de grandes quantidades de drogas e prisão de traficantes diariamente. Ele aproveitou para informar que naquele momento estava sendo informado da prisão de traficantes e apreensão de 4.5kg de drogas no Posto Tucandeira, na BR-364. E concluiu; “O governo do Estado, através das polícias Militar e Civil, não permitirá qualquer tipo de tolerância com os narcotraficantes”.

Secretaria da Juventude
A Secretaria Especial da Juventude, também tem participação nas ações e políticas públicas de prevenções contra as drogas. O secretário Thiago Higino, infirmou que está mobilizando a juventude do Estado para uma participação mais efetiva.

Queremos nossa juventude trabalhando na formação dos conselhos municipais antidrogas. “Seja em campanhas de esclarecimento ou na indicação de seus representes na formação dos conselhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News