Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

1ª Conferência GLBT de Rio Branco será aberta nesta sexta-feira

Evento pretende reunir contribuições para a criação do plano estadual de combate à homofobia

Rio Branco sedia a 1ª Conferência Estadual GLBT nos dias 25 e 26 deste mês, no auditório da Escola Armando Nogueira, com abertura a partir das 16 horas. O evento que antecede a 1ª Conferência Nacional GLBT, prevista para junho em Brasília, tem como objetivo discutir e propor diretrizes para a implementação de políticas públicas para gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e transexuais, além de avaliar e propor estratégias para fortalecer o Programa Estadual de Direitos Humanos e eleger os delegados para a conferência nacional.

Coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a sociedade civil organizada, o evento deve reunir 200 pessoas, a exemplo do que foi a pré-conferência que aconteceu em caráter consultivo no último dia 05. Ao organizar a I Conferência Estadual GLBTT, o governo do Estado e o movimento GLBT pretendem reunir contribuições para a criação do plano estadual de combate à homofobia.

Para José Henrique Corinto, Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, “a conferência serve de ponto de partida para que o Estado tenha como meta a promoção da garantia de direitos”. "O Acre tem um avanço significativo e está apontando uma sinalização de tolerância e respeito de todas as posições e facetas da nossa sociedade", disse.

A organização da conferência está a cargo de uma comissão composta paritariamente por representantes governamentais e da sociedade civil organizada, dividida em comissão especial de temática; comissão especial de mobilização; comissão especial de comunicação; comissão especial de infra-estrutura; comissão especial de relatoria. O evento representa um marco histórico para as políticas públicas direcionadas ao público GLBT, numa construção conjunta entre poder público e a sociedade civil.

“Na I Conferência Estadual GLBT, o governo do Estado e a sociedade civil darão continuidade aos trabalhos realizados na pré-conferência, com a proposta de construir políticas públicas que proporcionem à comunidade GLBT o acesso a seus direitos básicos como seres humanos. Desta forma, estaremos juntos contribuindo para a inclusão social deste segmento que tem sido vítima do preconceito, da discriminação e mesmo da violência gerada pela homofobia", comenta a subsecretaria de Justiça e Direitos Humanos, Francis Mary, que preside a Conferência Estadual GLBT.

Para o presidente da Associação de Homossexuais do Acre – AHAC, Germano Marino, a criação de um programa contra a discriminação de GLBT vai de encontro à promoção do respeito à diversidade sexual e ao combate às varias formas de violação dos direitos humanos de GLBT. “A conferência é um instrumento de combate à discriminação e a reafirmação dos cidadãos pela garantia de seus direitos” enfatizou. “Com a Conferência, o Governo do Estado do Acre em consonância com o Governo Federal, assume o compromisso de estabelecer e manter uma política inclusiva em relação a gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais. O governo está atento para as reivindicações dos GLBT, que por muito tempo foram ignoradas. O encontro representa uma postura de respeito e cidadania em relação a esses cidadãos que muitas das vezes são vitimas do ódio e da violência”.

Serviço
Telefones para contato: 32233261 e 32233004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News