Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Gado acreano recupera preço e aquece economia

Ironicamente, a crise mundial no setor de alimentos que vem registrando uma forte elevação de preços está produzindo um efeito benéfico à economia do Estado. Aliada ao aumento do consumo interno, a conjuntura atual está contribuindo para que a pecuária acreana saia do colapso que a assolava há três anos, afirma Assuero Doca Veronez, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre.

“O crescimento do mercado de consumo mundial e a elevação do preço dos fertilizantes, cuja maioria é feita à base de petróleo - o preço do barril também disparou -, são alguns dos fatores que justificam o aquecimento dos preços dos alimentos”, explica Veronez. “Algumas entidades, como a ONU, também responsabilizam o crescimento da produção de etanol nos Estados Unidos.”

De acordo com ele, a situação é preocupante no Brasil e no mundo porque inflaciona a economia. Países como China, Rússia e Índia, entre outros em desenvolvimento, também aumentaram o consumo interno, sendo obrigados a restringir as exportações para garantir o próprio abastecimento interno.

No entanto, o Acre sente os reflexos benéficos, uma vez que a economia local depende muito da pecuária e o aumento do preço da carne, que varia entre 10% e 12% no valor repassado ao consumidor, está dentro da faixa de preço suportável para o público acreano.

“Aqui o consumo aumentou muito. O acreano se habituou a comer carne também por ter o um dos menores preços do país, o que permitiu que mais pessoas tivessem acesso ao produto”, explica o presidente da Federação.

Aquecimento da economia - Logo, com a recuperação dos preços, pecuaristas e agricultores também recuperaram sua renda, podendo gerar mais empregos, impostos, investir mais no próprio negócio e, por conseguinte, aquecer a economia.

Apesar do preço da carne ter subido, o consumo continua alto, graças também ao aumento do poder de compra da população. A previsão, no entanto, é que o valor da carne sofra reajuste no meio do ano, época da seca, quando a oferta de gado diminui. “Mas acredito que a situação nunca esteve tão boa para a pecuária e para a economia local. Os benefícios estão sendo maiores do que a inflação”, finaliza Veronez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News